Agulha de acupuntura alojada no cérebro provoca aneurisma em paciente

[ad_1]

Um chinês de 74 anos foi levado às pressas ao hospital com sintomas semelhantes aos de um rompimento de um aneurisma cerebral. Ele estava com a consciência alterada e não respondia à família.

A hemorragia cerebral pela qual o paciente passava foi causada por uma agulha de acupuntura.

Durante os exames de imagem, os médicos encontraram a agulha fina, de cerca de 1 centímetro de comprimento, no interior da artéria que estava liberando sangue no cérebro. O aneurima é uma dilatação anormal de uma artéria, quando se rompe provoca hemorragia. Os sintomas são súbita perda de consciência, letargia e desorientação.

Tratamento no início dos anos 2000

O mesmo paciente havia feito um tratamento para dor de cabeça com acupuntura nos anos 2000. A hipótese dos médicos é de que, pela posição da agulha, ela se quebrou durante o tratamento e foi absorvida perto das pálpebras, entrando na artéria cerebral média direita, que leva sangue para o interior do olho.

Foto mostra tamanho da agulha retirada do cérebro do homem ao lado de uma régua - metrópole
Agulha foi retirada do cérebro do homem em cirurgia

Esse é o primeiro caso conhecido da medicina em que uma agulha de acupuntura foi parar dentro do crânio de um paciente. Os médicos tiveram de fazer uma cirurgia para removê-la e conter o sangramento.

O procedimento realizado foi descrito pela equipe médica em um artigo para a Medical Case Reports, publicado em 1º de fevereiro. Além de retirar o objeto pontiagudo, eles restauraram as artérias rompidas com microgrampos e limparam a área do órgão que ficou sem fornecimento de sangue.

Entretanto, o paciente desenvolveu uma infecção pulmonar grave após o procedimento, “possivelmente precipitada pela anestesia”, escrevem os médicos, que resultou em sua morte 3 semanas após a cirurgia.

Reprodução de exame de imagem mostra pequena agulha no cérebro de homem - Metrópoles
Chinês teve hemorragia após ficar 20 anos com agulha de acupuntura no cérebro

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

[ad_2] Source link

Postar um comentário

0 Comentários