Saiba quem não pode tomar a vacina da dengue no SUS

[ad_1]

A vacinação contra a dengue pelo Sistema Único de Saúde (SUS) começou nesta sexta-feira (9/2) no Distrito Federal, Goiás e Bahia. Nesta primeira fase, serão vacinadas apenas as crianças de 10 e 11 anos, devido ao limitado número de doses recebidas.

Antes de ir até o postinho de saúde mais próximo de casa, os pais e responsáveis devem se atentar a algumas contraindicações.

Quem não pode tomar a vacina da dengue?

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) orienta que as crianças que estão com dengue ou com sintomas sugestivos da doença devem aguardar seis meses para o recebimento da primeira dose.

O mesmo vale para as que já se recuperaram. Elas devem esperar completar seis meses desde a infecção para tomar a primeira dose do imunizante.

A vacina também não será aplicada em pessoas que tenham alergia a outros imunizantes, imunossuprimidos (imunidade baixa) ou indivíduos que estejam fora da faixa etária dessa fase inicial.

0

A secretaria esclarece que outras vacinas aplicadas em um curto intervalo não influenciam na eficácia do imunizante contra a dengue, exceto no caso de produtos com vírus vivo ou atenuado, como caxumba, poliomielite oral (VOP), rubéola, sarampo, varicela e febre amarela.

“Nessas situações, deve-se respeitar o intervalo de 30 dias após a administração da vacina de dengue ou das vacinas vivas. As informações sobre quais imunizantes são vivos ou atenuados serão repassadas pelo profissional de saúde, que analisará o cartão vacinal”, esclarece a SES-DF.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

[ad_2] Source link

Postar um comentário

0 Comentários