Ora-pro-nóbis: saiba como usar a planta para ganhar massa muscular

[ad_1]

A ora-pro-nóbis é uma planta alimentícia não convencional (Panc) rica em diversos nutrientes, como proteínas, fibras, ácido ascórbico, cálcio, ferro e vitaminas A, C e do complexo B. Um dos benefícios do consumo do vegetal é aumentar o aporte proteico, necessário para o ganho de massa muscular.

É possível encontrar 2,7 gramas de proteínas em 100 g de folha, o que a ora-pro-nóbis muito atrativa para os adeptos de dietas sem carne animal. Nos suplementos, a concentração de proteínas é ainda maior. As proteínas são aminoácidos essenciais para a construção do tecido muscular.

0

 

O consumo de ora-pro-nóbis também pode auxiliar na perda de peso. “As fibras da planta formam um gel dentro do estômago, preenchendo o órgão e promovendo a saciedade. Além de evitar a fome, a ora-pro-nóbis é um alimento pobre em calorias, sendo uma boa opção de hortaliça para incluir em dietas de perda de peso”, afirma a endocrinologista Carolina Mantelli, que atende em São Paulo.

Como incluir ora-pro-nóbis na alimentação

A ora-pro-nóbis pode ser consumida em forma de farinha e adicionada a sucos e sopas. Ela também pode ser usada em saladas e refogados. As flores rosas da planta não podem ser consumidas cruas, devido ao oxalato que pode atrapalhar a absorção de minerais no intestino.

As flores brancas e douradas, porém, não apresentam oxalato, logo, não precisam ser refogadas. É possível ainda usar a ora-pro-nóbis em receitas para acompanhar, por exemplo, uma costelinha de porco. “É uma forma de chegar ao consumo indicado de proteínas no dia”, destaca a nutricionista esportiva Rayanne Marques, da Clínica Aesthesis, de Brasília.

Embora não exista uma dose diária mínima recomendada para consumo, nutricionistas afirmam que é possível garantir uma quantidade de nutrientes ideal com 100 gramas da folha ao dia. A quantidade é equivalente a duas xícaras de chá ou cerca de 40 folhas.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

[ad_2] Source link

Postar um comentário

0 Comentários