Header Ads Widget

header ads

Pegou dengue? Saiba como fazer o tratamento da infecção em casa

[ad_1]

O Brasil vive um surto de dengue neste início de 2024. As quatro primeiras semanas do ano registraram 217 mil casos da doença pelo país — em 2023, no mesmo período, foram 65 mil pessoas infectadas. Quase 150 mortes estão sendo investigadas como provavelmente causadas pela doença e 15 já foram confirmadas.

Apesar da gravidade do problema de saúde pública, a maioria dos casos de dengue não evolui para quadros severos. A recomendação para pessoas com doença leve é tratar-se em casa até se recuperar.

O período de molho é fundamental para impedir que a doença avance para quadros mais perigosos, como a dengue hemorrágica. Este nível é alcançado quando o vírus ataca as células responsáveis pela coagulação sanguínea, o que leva a hemorragias internas e externas que debilitam o organismo.

Quais os cuidados básicos?

Para garantir uma recuperação plena e rápida, é fundamental respeitar algumas orientações médicas. De acordo com a infectologista Andrea D’Ávila, do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), no Rio de Janeiro, existem alguns passos essenciais de cuidado:

  • Fazer o repouso em casa, mas não necessariamente acamado;
  • Reforçar a hidratação (com água, soro caseiro e água de coco). Para fazer o soro caseiro, basta adicionar duas colheres (de sopa) de açúcar e uma colher (de chá) de sal a um litro de água;
  • Não usar, em hipótese alguma, medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico (aspirina). Eles facilitam o desenvolvimento de quadros hemorrágicos;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas.

Durante o período de repouso, também é aconselhado que os demais moradores da casa reforcem o uso de repelente para evitar que mosquitos piquem o convalescente e acabem transmitido a doença aos demais.

0

O que comer com dengue?

Também é recomendado reforçar a alimentação com fontes de proteína e ferro, como leguminosas e proteínas animais, que fortalecem a produção de células do sangue, prevenindo a anemia e fortalecendo a imunidade.

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais orienta que os pacientes com suspeita de dengue devem evitar alguns alimentos que podem interferir no processo da coagulação sanguínea, como: ameixa fresca, amêndoa, amora, batata, cereja, limão, maçã, melão, morango, nectarina, nozes, uva passa, pepino, pêssego, pimenta, tangerina, tomate e uva.

Melhorei ou piorei?

Durante todo o período de recuperação em casa, que dura cerca de sete dias, é importante que o doente ou quem está cuidando dele fique atento a alguns sinais de alerta.

“Especialmente quando a febre inicial baixar, devemos observar se aparecem dor abdominal intensa, vômitos que impeçam a ingestão de líquidos, aumento do fluxo menstrual e especialmente os sangramentos que não param no nariz, gengiva ou em picadas de mosquito… Se surgirem qualquer um desses sintomas, devemos procurar imediatamente o médico”, explica a infectologista.

Mesmo se os sinais da dengue forem diminuindo ao longo dos dias de repouso, também é recomendado retornar ao serviço de saúde entre o terceiro e quinto dia de início dos sintomas para uma re-avaliação clínica e a eventual alta.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

[ad_2] Source link https://blognaativa.com.br/pegou-dengue-saiba-como-fazer-o-tratamento-da-infeccao-em-casa/?feed_id=25&_unique_id=65be4985deb7c

Postar um comentário

0 Comentários

header ads