Header Ads Widget

header ads

Bebê contrai dengue com 5 dias de vida e fica internado em UTI do DF

[ad_1]

Um bebê de apenas cinco dias de vida foi diagnosticado e internado com dengue no Distrito Federal. Théo Luca de Jesus Castro foi admitido na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN) do Hospital Regional do Paranoá em 23 de janeiro, cinco dias após nascer.

De acordo com o pai de Théo, Nelson Dorin, a criança nasceu em 18 de janeiro no mesmo hospital. No dia 21, a família foi para casa. Um dia depois, precisaram voltar para a unidade de saúde.

“Em menos de 24 horas, ele apresentou os sintomas, muita febre, dor, diarreia. Dois exames feitos na unidade confirmaram que ele estava com dengue”, conta Nelson. Em 23 de janeiro, o bebê foi internado na Ucin.

Segundo ele, o bebê ficou muito debilitado. “Chegou muito debilitado ao hospital, muito desidratado, foi preciso ficar na sonda para se alimentar. Foi para o oxigênio e ficou no soro”, completa o pai.

Nessa quarta-feira (31/1), Théo recebeu alta da Ucin. Quinta-feira (1º/2), ele deve realizar exames para verificar a evolução da doença.

Em um dia, Saúde do DF atende 6 mil pessoas com suspeita de dengue

Suspeitas

Para Nelson, Théo contraiu o vírus da dengue na unidade de saúde. “Dois fossos de ventilação ficam dentro da Ucin. E não foi tomado nenhuma providência para poder limpar. Conversei com funcionários que me disseram que já foi encontrado até escorpião dentro do hospital. Dava para ver que tem bastante copo e as tampas dos copos estão todas cheias de água. Tem água acumulada, saco de lixo”, conta.

Dengue em recém-nascidos

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), em 2024, foram registrados 282 casos suspeitos de dengue em crianças com menos de 1 ano de vida. A maioria desses pacientes reside em Ceilândia ou Samambaia.

Do total, nove apresentaram sinais de alarme, ou seja, sintomas que poderiam indicar uma evolução para um quadro grave da doença.

Segundo as atualizações mais recentes, o Distrito Federal registrou quase 30 mil casos prováveis e seis mortes provocadas pela dengue, entre 1º de janeiro e o último fim de semana. São exatamente 29.492 casos prováveis da doença. A Secretaria da Saúde do DF investiga outras 24 mortes.

[ad_2] Source link https://www.blognaativa.com.br/bebe-contrai-dengue-com-5-dias-de-vida-e-fica-internado-em-uti-do-df/?feed_id=3495&_unique_id=65bb2fa6eeb2e

Postar um comentário

0 Comentários

header ads