Header Ads Widget

header ads

Venezuela x Guiana: Reino Unido envia navio à região de Essequibo

[ad_1]

A tensão entre a Venezuela e a Guiana ganhou um novo capítulo neste domingo (24/12). O Reino Unido anunciou que enviou um navio de guerra para a região de Essequibo, reinvidicada pelo presidente Nicolás Maduro como sendo venezuelana.

A Guiana, até 1966, era uma colônia britânica, e até hoje dispoõ de abundância em petróleo.

Segundo informações da BBC, o navio britânico deve participar de exercícios militares ao lado da Guiana. Londres já havia demonstrado seu apoio à Guiana com a viagem, no início da semana, de David Rutley, chefe da diplomacia britânica na América.

O que quer a Venezuela

No início deste mês, depois de muita polêmica e prorrogação, os eleitores da Venezuela decidiram que o governo pode reivindicar o equivalente a cerca de 160.000 km2, e o que corresponde a dois terços da Guiana

O presidente Nicolás Maduro convocou o referendo  no dia 2/12, no intuito de conseguir apoio popular para tentar anexar uma região com grandes riquezas minerais e mais uma saída para o mar.

Depois disso, diversos países anunciaram apoio à Guiana, incluindo os Estados Unidos.

 

[ad_2] Source link https://www.blognaativa.com.br/venezuela-x-guiana-reino-unido-envia-navio-a-regiao-de-essequibo/?feed_id=2933&_unique_id=6588e5ca38283

Postar um comentário

0 Comentários

header ads