"Dicas Essenciais para Compras Seguras e Conscientes na Páscoa, Segundo Procon-DF"

Por: Kelven Junio

Com a chegada da Semana Santa, o aumento na demanda por pescados e ovos de chocolate movimenta o mercado, trazendo à tona a importância de práticas de consumo consciente e seguro. Marcelo Nascimento, diretor-presidente do Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF), compartilha orientações valiosas para os consumidores garantirem a qualidade e a segurança dos produtos típicos desta época festiva.

O armazenamento adequado dos alimentos é a chave para evitar prejuízos e riscos à saúde. Para os ovos de Páscoa, é crucial que sejam mantidos longe de fontes de calor e odores fortes, enquanto os pescados devem estar devidamente refrigerados ou congelados, com uma cobertura de gelo em casos de exposição em feiras, assegurando sua frescura e qualidade.

Ao selecionar ovos de chocolate, os consumidores devem evitar aqueles com embalagens danificadas ou comprometidas. No que se refere aos pescados, é fundamental observar características como o odor, a aparência dos olhos e a firmeza das escamas, indicativos da frescura e da qualidade do produto. Tais precauções são cruciais para uma experiência de consumo positiva e segura.

Além do aspecto visual e olfativo dos produtos, a atenção às informações nas embalagens é um ponto de destaque. No caso dos ovos de chocolate, detalhes como gramatura, ingredientes e a presença de alérgenos devem ser verificados. Já para os pescados embalados, conferir a data de validade, o tipo e o peso do produto são práticas recomendadas para assegurar a conformidade com as expectativas do consumidor.

O Procon-DF alerta também para a prática de pesar os produtos na presença do consumidor, especialmente os pescados, para evitar discrepâncias no peso devido ao glaciamento excessivo, garantindo assim uma compra justa e transparente. Este direito, segundo Nascimento, deve ser exercido sem hesitação pelo consumidor.

Para uma compra ainda mais consciente, realizar um levantamento prévio de preços e evitar decisões impulsivas são estratégias que podem levar a economias significativas e à identificação de ofertas genuínas. Em caso de irregularidades ou descumprimento dos direitos do consumidor, o Procon-DF está pronto para atuar, oferecendo canais como o formulário digital disponível no Sistema de Peticionamento Eletrônico (Sispe) para a realização de reclamações.

Postar um comentário

0 Comentários