Suco de beterraba: bebida energética pode servir de pré-treino

[ad_1]

Escolher o que consumir antes do treino é essencial para turbinar a performance e os resultados dos exercícios físicos. Porém, apesar da mistura de whey com frutas ser a opção mais tradicional, algumas bebidas podem ajudar: é o caso do suco de beterraba.

A nutricionista esportiva Luciana Amaro, que atende em Brasília, explica que a planta é riquíssima em nutrientes como carboidratos complexos, fibras, vitamina A, potássio, fósforo, zinco, ferro e cálcio. Ela também possui nitrato, um dos precursores do óxido nítrico, que tem propriedades vasodilatadoras.

“As substâncias presentes na beterraba aumentam o calibre dos vasos, permitindo que o sangue circule com maior facilidade — assim, os nutrientes e o oxigênio chegam com maior facilidade aos músculos. A planta ainda contém betaína, um aminoácido que retarda a fadiga e colabora para o aumento de força”, destaca Luciana.

Vários estudos científicos já mostraram a associação da melhora do desempenho físico com o consumo do suco de beterraba. Os pesquisadores da Universidade de Exeter, do Reino Unido, apontaram uma performance 7% melhor para atletas que consumiram um copo de suco em comparação com o grupo de controle.

Um levantamento feito por cientistas da Universidade de Maastricht, na Holanda, observou melhor desempenho para ciclistas que tomaram meio copo de suco de beterraba durante seis dias. Em outra análise, pesquisadores da Universidade Camilo José Cela, da Espanha, constataram que a bebida impactou positivamente a velocidade de corredores.

Pré-treino de beterraba

Luciana afirma que é possível turbinar o suco de beterraba ainda mais ao misturá-lo com laranja e couve. A indicação é tomar a bebida duas horas antes do treino. Confira a receita:

Ingredientes

  • Uma beterraba picada;
  • Uma laranja cortada ao meio;
  • Um punhado ou uma folha de couve;
  • 250ml de água gelada.

Bata tudo no liquidificador e sirva sem coar.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

[ad_2] Source link

Postar um comentário

0 Comentários