Header Ads Widget

header ads

Cientistas desvendam por que salmão reduz colesterol

[ad_1]

O salmão está na lista de alimentos recomendados pelos nutricionistas há anos. Ele é rico em proteínas, gorduras magras e ômega-3.

A ciência, porém, não sabia exatamente como ele atuava na redução do colesterol. Uma pesquisa recente divulgada no The Journal of Nutrition chegou mais perto da resposta.

Os nutricionistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, identificaram quatro compostos na carne do salmão que podem explicar por que a ingestão do peixe reduz o colesterol ruim, o LDL.

Esse colesterol de baixa densidade se acumula facilmente nas artérias, levando a entupimentos que podem facilitar o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC).

Os pesquisadores identificaram na carne do peixe 30 metabólitos, substâncias que influenciam o processo digestório. Dentre ele, quatro foram relacionados à melhora da saúde vascular, sendo que dois são encontrados na natureza apenas no salmão.

Foto colorida de fatias de salmão
O salmão é uma fonte rica em ácidos graxos, ômega 3 e proteínas

Impacto no prática

Os compostos foram identificados no sangue de 41 voluntários orientados a fazer uma dieta que tinha um ou dois filés de salmão por semana no cardápio. A observação dos resultados durou cinco semanas.

Todos os indivíduos selecionados para o estudo eram pessoas com sobrepeso ou obesidade. De acordo com os cientistas, após a dieta especial os voluntários apresentaram redução do colesterol total, do LDL, além de níveis mais adequados de triglicerídeos e poliproteínas B, ambas também associadas ao maior risco de infarto.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

[ad_2] Source link

Postar um comentário

0 Comentários

header ads