Header Ads Widget

header ads

Carnaval 2024: saiba o que comer para manter energia em alta

[ad_1]

Os foliões costumam planejar com antecedência que roupa vestir e que bloco acompanhar, mas muitos têm dúvidas sobre o que comer antes de sair de casa.

Os dias de Carnaval exigem muito do corpo. Quem vai brincar nos bloquinhos precisa estar com a energia em alta para aguentar muitas horas de pé em longos percursos, no sol e na chuva.

A médica Patrícia Santiago indica os alimentos ideais para manter a disposição elevada e o corpo preparado para a festa:

1. Carboidratos complexos: Antes de sair para a folia, aposte em uma refeição rica em carboidratos complexos. Esses alimentos são digeridos mais lentamente pelo organismo, proporcionando energia de forma gradual e prolongada.

Patrícia recomenda alimentos como massas integrais, aveia, grão de bico, lentilha, quinoa e batata-doce. “Devido a liberação mais lenta e gradual da glicose, esses alimentos fornecem energia de liberação lenta, mantendo você ativo durante horas. Prepare um bolo de aveia, uma pasta de grão de bico para comer com pão integral, uma salada com bastante quinoa e ervilha”, recomenda Patrícia.

2. Proteínas magras: Combine os carboidratos complexos com proteínas magras, como peixe, lentilha e tofu, para manter o corpo abastecido e ajudar na recuperação após horas de dança e movimentação.

As proteínas ajudam a manter o corpo saciado por horas, sem ter a necessidade de comer diversas vezes ao longo do dia e mantendo o organismo nutrido para lidar com as bebidas rotineiras do feriado.

3. Frutas e vegetais: As frutas e vegetais são essenciais para fornecer nutrientes, vitaminas e minerais que ajudam na hidratação e na manutenção da saúde durante o calor e a agitação dos bloquinhos.

“As vitaminas e minerais ajudarão a recuperar os músculos cansados após as festividades. Frutas como melancia, melão e morangos têm alto teor de água, o que ajuda a manter o corpo hidratado e menos cansado durante a festa. As fibras presentes nas frutas e vegetais ajudam na digestão e na regulação do trânsito intestinal, evitando desconfortos estomacais”, aponta Santiago.

4. Hidratação: Além de comer bem, é crucial manter-se hidratado. Beba bastante água ao longo do dia e opte por bebidas isotônicas para repor os eletrólitos perdidos através do suor. Para evitar a ressaca, beba muita água antes, durante e depois da festa.

5. Evite alimentos pesados:  Evite alimentos gordurosos, frituras e alimentos muito pesados e industrializados, que podem deixá-lo com sensação de peso no estômago e prejudicar seu desempenho nas festas.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

[ad_2] Source link

Postar um comentário

0 Comentários

header ads