Header Ads Widget

header ads

Medicamentos para Yanomamis são encontrados em casa abandonada

[ad_1]

A Polícia Civil de Roraima (PC-RR) encontrou diversas caixas com medicamentos vencidos em uma casa abandonada, em Boa Vista, capital do estado. A princípio, os remédios seriam destinados aos indígenas da etnia Yanomami.

Os remédios foram localizados após uma investigação da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública (DRCAP) sobre tráfico de drogas.

Os medicamentos seriam destinados ao Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y), ligado ao Ministério da Saúde e responsável pela saúde Yanomami.

“Eram muitas caixas, com diversos medicamentos, muitos vencidos desde 2021. Desta forma, entendemos que não era competência da Polícia Civil, e acionamos a Polícia Federal”, disse a delegada Magnólia Soares ao G1. O caso foi repassado para Polícia Federal (PF).

O Metrópoles entrou em contato com o Ministério da Saúde e com a Polícia Federal sobre o caso, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto.

0

Saúde indígena

A Operação Yoasi, da Polícia Federal, investiga desvio de medicamentos destinados aos Yanomamis. Na primeira fase, deflagrada em novembro de 2022, os policiais identificaram um esquema criminoso que teria deixado mais de 10 mil crianças indígenas desassistidas, ao entregar apenas 30% dos medicamentos adquiridos pelo Dsei-Y.

Um dos suspeitos do esquema teria repassado R$ 4 milhões para empresa investigada na operação.

[ad_2] Source link https://www.blognaativa.com.br/medicamentos-para-yanomamis-sao-encontrados-em-casa-abandonada/?feed_id=3377&_unique_id=65bb0e333c2ed

Postar um comentário

0 Comentários

header ads