Header Ads Widget

header ads

Conheça uma fruta barata que ajuda a controlar a pressão alta

[ad_1]

Uma ótima notícia para os apaixonados por tomate. Um estudo publicado na European Journal of Preventive Cardiology descobriu que a fruta pode ajudar na prevenção e no controle da pressão alta.

Leia o estudo completo!

Segundo o artigo, os tomates são ricos em potássio, nutriente conhecido por ajudar a reduzir a pressão arterial, diminuindo os efeitos do sódio no organismo. Além disso, a fruta desempenha papel fundamental “em alimentações saudáveis para o coração”. “Eles são uma parte importante de algumas das melhores dietas, incluindo a  mediterrânea”, disse Rosa Maria Lamuela- Raventos, coautora do estudo à Health.

menina comendo tomates
Tomates podem ajudar a prevenir pressão alta, sugere estudo

A pesquisa usou mais de sete mil adultos espanhóis com alto risco de doenças cardiovasculares. Eles responderam questionários sobre o estilo de vida e hábitos alimentares, incluindo o consumo da fruta.

Os pesquisadores também acompanharam a ingestão diária, o que incluía também produtos à base de tomate, como molhos. As porções foram categorizadas em quatro grupos de consumo: mais baixo (44 gramas), intermediário (44 a 82 gramas), intermediário superior (82 a 110 gramas) e mais alto ( maior que 110 gramas).

Uma associação significativa foi observada no grupo de consumo mais alto. Quem ingeriu mais a fruta diminuiu o risco de pressão alta em 36%.

Foto colorida de mulher segurando duas fatias de tomate na altura dos olhos - Metrópoles
O estudo avaliou o consumo da fruta e de produtos à base de tomate

À Health, Gregory Katz, cardiologista da NYU Langone Health, explicou que há uma “grande quantidade de dados que sugerem que uma maior ingestão de potássio leva à redução da pressão arterial”.

“Não está claro se isso ocorre, porque a ingestão de potássio é um indicador de uma dieta saudável em geral ou porque a ingestão é um bom indicador de uma dieta com baixo teor de sódio ou se ele por si só é tudo o que importa”, avaliou.

Além do potássio, o portal especializado em saúde explica que o tomate também é uma boa fonte de licopeno um carotenóide que apresenta vários benefícios para o sistema cardiovascular, incluindo efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios, antiaterogênicos e antiplaquetários. A pesquisa mostra que essas características também conferem ao licopeno propriedades anti-hipertensivas significativas.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

[ad_2] Source link https://www.blognaativa.com.br/conheca-uma-fruta-barata-que-ajuda-a-controlar-a-pressao-alta/?feed_id=4899&_unique_id=6596f031e448e

Postar um comentário

0 Comentários

header ads