Header Ads Widget

header ads

Em pacotão, Lula nomeia novos diretores e conselheiros de cinco órgãos

[ad_1]

Em pacotão publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (27/12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou novos diretores e conselheiros de cinco órgãos. O destaque está na nomeação dos dois novos diretores do Banco Central (BC): Rodrigo Alves Teixeira e Paulo Picchetti, sabatinados pelo Senado Federal no início do mês.

Com essas nomeações, válidas a partir de 1º de janeiro de 2024, o governo petista passará a ter quatro dos nove integrantes da autoridade monetária. Gabriel Galípolo e Ailton de Aquino foram indicados pelo petista em meados do ano e participam, desde agosto, das reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), responsável por definir a taxa básica de juros, a Selic.

Com a lei de autonomia do Banco Central, de 2021, Lula é o primeiro presidente a conviver com uma diretoria não escolhida por ele. O chefe do Executivo passou o ano criticando o atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e próximo ao ex-ministro da Economia Paulo Guedes.

A relação da gestão petista com Campos Neto foi pacificada ao longo do ano por intermédio do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Presidente do BC vê “grande esforço de Haddad” e vitórias no Congresso

Outras nomeações de Lula

Ainda na seara econômica, o presidente nomeou dois diretores da Comissão de Valores Mobiliários (CVM): Marina Palma Copola de Carvalho e Daniel Walter Maeda Bernardo. As nomeações também valem a partir de 1º de janeiro e são assinadas pelo presidente e por Haddad.

Também foram nomeados os novos conselheiros do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O órgão viveu uma situação de paralisia na reta final do ano, por falta de quórum.

Os quatro nomes escolhidos são: Diogo Thomson de Andrade, José Levi Mello do Amaral Júnior, Camila Cabral Pires Alves e Carlos Jacques Vieira Gomes. Os mandatos dos conselheiros do Cade têm duração de quatro anos.

Veja o perfil dos quatro indicados ao Cade

Como o Cade é vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, as nomeações também são assinadas pelo ministro interino da pasta, Ricardo Cappelli.

Por fim, o presidente nomeou dois conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e seis conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

No CNMP, foram nomeados: Cíntia Menezes Brunetta, indicada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), e Edvaldo Nilo de Almeida, indicado pela Câmara dos Deputados.

Já no CNJ, os nomeados são: Daniela Pereira Madeira, Mônica Autran Machado Nobre, José Edivaldo Rocha Rotondano, Guilherme Augusto Caputo Bastos, Renata Gil de Alcantara Videira e Daiane Nogueira de Lira.

[ad_2] Source link https://www.blognaativa.com.br/em-pacotao-lula-nomeia-novos-diretores-e-conselheiros-de-cinco-orgaos/?feed_id=3317&_unique_id=658c0686602a7

Postar um comentário

0 Comentários

header ads