Header Ads Widget

header ads

Conselho de Segurança da ONU aprova ajuda humanitária à Faixa de Gaza

[ad_1]

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, com 13 votos a 0, uma resolução que permite auxílio humanitário em larga escala à Faixa de Gaza. O local é palco da guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas.

Não houve votos contrários à resolução, votada nesta sexta-feira (22/12), e apenas Estados Unidos e Rússia se abstiveram. Houve, ainda, a aprovação de “criar condições para um cessar de hostilidades sustentável”.

A nova resolução aprovada pede uma nomeação imediata de um coordenador da ONU para liderar a tarefa de aumentar a ajuda à Faixa de Gaza. As partes envolvidas devem cooperar integralmente com o dito coordenador, diz o texto aprovado.

“Acho que essa resolução realmente tem aspectos-chave. (…) Acho que o que fizemos salvará vidas”, afirmou a representante dos Emirados Árabes Unidos, Lana Zaki Nusseibeh.

0

O secretário-geral da ONU, António Guterres, usou as redes sociais para desabafar sobre a aprovação. “Espero que a resolução de hoje possa ajudar a melhorar a tão necessária ajuda, mas um cessar-fogo humanitário é a única forma de começar a satisfazer as necessidades desesperadas das pessoas em Gaza e pôr fim ao seu pesadelo contínuo”, escreveu.

O grupo Hamas classificou a votação como “insuficiente”, e disse que “não responde à situação catastrófica criada”. Israel ainda não se manifestou.

[ad_2] Source link https://www.blognaativa.com.br/conselho-de-seguranca-da-onu-aprova-ajuda-humanitaria-a-faixa-de-gaza/?feed_id=2589&_unique_id=6585ff5893bd1

Postar um comentário

0 Comentários

header ads