Header Ads Widget

header ads

Bahia tem a segunda pior taxa de elucidação de homicídios do país, diz estudo

[ad_1]
Bahia tem a segunda pior taxa de elucidação de homicídios do país, diz estudo
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Segundo o estudo anual “Onde Mora a Impunidade?”, realizado pelo Instituto Sou da Paz desde 2017, a Bahia teve o segundo pior desempenho de elucidação de homicídios no Brasil nos anos de 2020 e 2021. Dos 5.087 crimes violentos que aconteceram em 2020, 603 foram esclarecidos, taxa de 12%. No ano seguinte, o número de homicídios foi de 5.215, com 783 deles elucidados, o que representa 15%.

Os dados indicam um retrocesso na identificação da autoria deste tipo de crime, já que em 2019, o estado registrou taxa de 24% de esclarecimento. Naquele ano o estado baiano registrou 5.099 homicídios.

Os dados que foram divulgados na pesquisa mantêm os dois estados na liderança indesejada do ranking já que, em 2020, também apresentaram as piores taxas de elucidação do país, sendo o Rio Grande do Norte com 8% e a Bahia com 12%.

Já em relação aos perfis das vítimas dos homicídios dolosos na Bahia, há também uma baixa divulgação, de acordo com o estudo. Nos registros, apenas 8% dos casos têm descrição da raça/cor das vítimas, enquanto só 17% dos casos têm informações sobre a faixa etária das mesmas. Além disso, apenas em 29% dos registros constam dados sobre o sexo das vítimas.

O estudo destaca que a correta elucidação dos homicídios garante a produção de conhecimento e informação de qualidade acerca dos contextos, circunstâncias e envolvidos nessas mortes, contribuindo para que políticas de prevenção e redução de homicídios sejam corretamente direcionadas.


[ad_2] Source link https://www.blognaativa.com.br/bahia-tem-a-segunda-pior-taxa-de-elucidacao-de-homicidios-do-pais-diz-estudo/?feed_id=759&_unique_id=6579d9b0de2b6

Postar um comentário

0 Comentários

header ads