More

    outras notícias

    CRE de Itaberaí realiza congresso sobre protagonismo juvenil


    Para ampliar o debate foram convidados os estudantes de todas as escolas da regional, sejam regulares, integrais, militares, do GoiásTec ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

    Estudantes da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio das escolas estaduais de Americano do Brasil, Itaguari, Itaguaru e Itaberaí participaram, nesta quarta-feira (4/), do I Congresso do Ensino Médio da Coordenação Regional de Educação (CRE) de Itaberaí. O evento teve o objetivo de promover a integração e a troca de experiências entre os jovens, visando fortalecer e abrir caminhos para o protagonismo juvenil.

    No primeiro momento do congresso, os alunos receberam a secretária da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, em uma palestra sobre os Usos e Recursos da Educação. Além dela, os estudantes puderam ouvir a prefeita de Itaberaí, Rita de Cássia Soares Mendonça; a secretária Municipal de Educação, Carla Lemes; o presidente da Câmara Municipal de Itaberaí, João Pereira Filho; a superintendente de Ensino Médio da Seduc, Osvany Gundim; e o coordenador regional de Educação de Itaberaí, Vinicius Átila de Carvalho.

    “Vocês estão tendo o privilégio de participar do I Congresso do Ensino Médio”, enfatizou o coordenador regional de Itaberaí em sua fala. De acordo com ele, o evento surgiu com o intuito de engajar os jovens dessa etapa de ensino, principalmente após o longo período de distanciamento ocasionado pela pandemia. “A gente resolveu fazer uma ação para movimentar, para criar um diálogo, trazer essa ideia do protagonismo e trazer o aluno para discutir entre eles”, contou Vinicius.

    Para ampliar o debate foram convidados os estudantes de todas as escolas da regional, sejam regulares, integrais, militares, do GoiásTec ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao vê-los juntos, a secretária da Educação de Goiás fez questão de enfatizar os investimentos e recursos feitos na Educação e que visam, justamente, promover a equidade entre os jovens de todo o Estado. “Nós queremos que vocês tenham condição de disputar essas vagas que estão sendo disponibilizadas no Enem com todo estudante brasileiro”, afirmou Gavioli.

    Grêmio Estudantil

    O congresso em Itaberaí marcou também a posse dos presidentes dos Grêmios Estudantis da regional. Retomados em agosto do ano passado, os grêmios serão um espaço de convivência e debate para os estudantes das escolas estaduais. Por meio de suas diretorias, eles serão a principal ferramenta de diálogo entre estudantes e as equipes gestoras das unidades.

    “É algo para a participação de vocês nas ações da gestão, no direcionamento das ações pedagógicas e de estrutura dentro da escola”, acentuou Vinicius Átila aos estudantes.

    Para a diretora do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Honestino Monteiro Guimarães, Marilene Aparecida da Silva, tanto o evento quanto a retomada dos Grêmios Estudantis são de suma importância para a formação de estudantes autônomos, solidários e competentes.

    “No momento em que a gente traz esse jovem para viver outras realidades e compartilhar outras situações, a gente possibilita que ele retorne ao espaço com novas ideias, novas motivações. Andou-se esquecendo disso, desse lado da escola e ele é necessário. É necessário para que tenhamos novos movimentos e novas lideranças”, ressaltou a gestora.

    Pelo relato de Ana Paula Duarte de Oliveira, aluna recém-empossada como presidente do grêmio do Cepi Honestino Monteiro Guimarães, a novidade parece já ter surtido efeito. “A gente está com muitos projetos para melhorias para a escola, para quem vai vir no futuro”, adiantou a jovem da 3ª série do Ensino Médio, planejando seus primeiros movimentos na diretoria.



    Source link

    Latest Posts

    recentes

    Stay in touch

    To be updated with all the latest news, offers and special announcements.