More

    outras notícias

    ROTAM completa 17 anos – Policiamento Inteligente


    O Batalhão de Policiamento Tático Motorizado, mais conhecido como ROTAM, completa nesta segunda-feira (2) o seu 17º aniversário. A unidade foi criada por meio da Portaria PMDF n° 454, de 02 de maio de 2005, com o objetivo de oferecer à sociedade do DF um policiamento adequadamente armado, equipado, treinado e potencializado, atuando de forma proativa nas ruas, apoiando as unidades de área, a fim de fazer frente à evolução da criminalidade, atendendo principalmente ocorrências de médio e grande potencial ofensivo.
    Antes da publicação da portaria, as primeiras frações de tropa de ROTAM já atuavam desde o início de 2004, atendendo determinação do então Comandante-Geral da Corporação Coronel Renato Fernandes de Azevedo, tendo sido montadas originalmente duas Companhias, uma no Comando de Policiamento Regional Metropolitano e outra no Comando de Policiamento Regional Oeste.
    A PMDF homenageia e parabeniza a atividade de Policiamento Tático e a todos os policiais militares que compõem o Batalhão.

    História da Unidade
    A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), no início do ano de 2004, idealizou a criação da tropa do Comando de Policiamento Regional Metropolitano (CPRM) e Comando de Policiamento Regional Oeste (CPRO).
    No ano seguinte, essas frações de tropa foram designadas para desempenhar um tipo específico de patrulhamento, o Policiamento Tático. Assim, no dia 02 de maio de 2005, criaram-se as Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas – ROTAM.
    Os primeiros “ROTAMZEIROS” foram formados em 2006, com a edição do primeiro Curso Operacional de ROTAM (I COR), instante em que difundiu para o Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL).
    Posteriormente, o Comando de Policiamento unificou os efetivos de ROTAM dos três Comandos Regionais, criava-se a Companhia Independente de ROTAM, com sede na Região Administrativa do Guará.
    A transformação organizacional em Batalhão ocorreu no ano de 2011. Com a edição do Decreto n° 41.167/2020 foi incorporado à unidade o Grupo Tático em Ações Motociclísticas – GTAM, atualmente, compõe a 2ª Companhia.

    Atribuições ROTAM
    A ROTAM, com atuação, por meio do patrulhamento tático, em todo o Distrito Federal, têm por atribuição as ocorrências de médio e grande potencial ofensivo, incluindo:
    • Apoiar tática e operacionalmente as unidades de área;
    • Saturar, em prevenção e repressão, áreas com índice elevado de criminalidade;
    • Realizar ações policiais e abordagens táticas em locais, veículos e pessoas;
    • Capturar foragidos da justiça;
    • Prevenir e combater roubo e furto a estabelecimentos financeiros, a estabelecimentos comerciais, a pessoas, a veículos e a bens diversos;
    • Combater o narcotráfico e o crime organizado de forma geral e em apoio a outras forças;

    Atribuições GTAM
    Atualmente o Batalhão de ROTAM é composto por duas companhias: Primeira Companhia (ROTAM); Segunda Companhia (GTAM)
    • Realizar motopatrulhamento tático ostensivo/repreensivo em áreas conflagradas, bem como escoltas de alto risco.
    • Funcionar como alternativa prioritária para emprego em localidades de difícil acesso e locomoção;
    • O enfrentamento ao crime de alta periculosidade;
    • Atuar em grandes eventos como tropa de motopatrulhamento tático;
    • Promover a doutrina de motopatrulhamento tático no âmbito da PMDF.
    • Promover instrução, orientação e acompanhamento aos grupos táticos e as demais unidades da Corporação.

    Significado do Raio
    O raio vermelho representa a ROTAM. Simboliza a força, a precisão, a surpresa e a rapidez necessárias ao cumprimento das diversas missões cofiadas ao grupamento. O vermelho também faz menção ao risco da própria vida assumido por todo policial militar ao ingressar nas fileiras da corporação.

    Produtividade da Unidade de janeiro a abril de 2022



    Source link

    Latest Posts

    recentes

    Stay in touch

    To be updated with all the latest news, offers and special announcements.