Foto: Renato Alves / Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, participou na noite de ontem (23) da entrega do prêmio Band Cidades excelentes. A premiação é uma iniciativa da TV Bandeirante e do Instituto Áquila, que premia gestões exitosas de municípios brasileiros nas áreas de eficiência fiscal e transparência; educação; saúde e bem-estar; infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento econômico e ordem pública. O governador entregou o prêmio ao prefeito do município de Americana (SP), Francisco Antonio Sardelli, um dos vencedores da noite.

Ibaneis aproveitou a oportunidade para elogiar a iniciativa, que serve de incentivo para uma boa gestão. “Sei um pouco do que vivem os prefeitos, pois Brasília é um ‘Estado-cidade’, em que a gente ocupa os dois cargos, de governador, prefeito, e até de síndico da cidade, como diz o vice-presidente, Hamilton Mourão. Acabo fazendo um pouco de tudo. Vivi no interior e sei que não se pode encontrar uma profissão mais sofrida que a de um prefeito municipal. Só podemos agradecer uma iniciativa como essa, de premiar os bons gestores, os que buscam soluções inteligentes, que aplicam corretamente os recursos públicos e zelam pela transparência”, avaliou Ibaneis.

O chefe do Executivo local destacou, ainda, que o trabalho do grupo Bandeirantes e do Instituto Áquila revela ao público as excelências que existem no Brasil. “Esse trabalho conseguiu mostrar hoje aqui trabalhos de excelência feitos por várias prefeituras do país, que agora podem ser analisados”.

A avaliação do prêmio é feita de acordo com o Índice de Gestão Municipal (IGMA), do grupo Áquila. Além do governador Ibaneis Rocha, participaram da cerimônia o presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.