Em meio à campanha para a OAB/DF, surgiu um outro embate, entre advogados e juízes. A chapa liderada pela advogada Thais Riedel prepara para amanhã (26), às 10h, um ato em frente ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) para exigir atendimento presencial de advogados nos fóruns do DF.

O movimento reclama de que prerrogativas de advogados têm sido desrespeitadas, dificultando a ampla defesa e prejudicando a população durante a pandemia, quando os atendimentos têm sido realizados por videoconferência.

“Magistrados têm usado a pandemia como justificativa para não atender advogados e têm cometido diversas violações de prerrogativa durante as audiências virtuais. A virtualização e a digitalização do Judiciário não podem prejudicar a defesa do cidadão”, afirma a líder do movimento, Thais Riedel.

Segundo os integrantes do movimento, microfones cortados em audiência, baixa tolerância com falhas da tecnologia e cerceamento do trabalho do advogado são alguns dos supostos abusos que vêm sendo cometidos pelos juízes durante este período de pandemia, com atendimento 100% virtual.

O Tribunal de Justiça do DF reagiu ao movimento com números em matéria publicada no site oficial. Segundo o informativo:

“mesmo durante a pandemia da covid-19, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios manteve a integralidade da prestação de serviços à sociedade do Distrito Federal, com altos índices de produtividade”.

VERSÃO DO TJDF

“Os magistrados e servidores do TJDFT permaneceram, nesse período, na busca incansável pela continuidade da prestação de todos os serviços de atribuição desta Corte de Justiça, com a reconhecida excelência com que sempre desempenharam suas funções, e, com criatividade e bom planejamento, propiciaram ao jurisdicionado uma Justiça rápida, moderna e cada vez mais digital. E os números corroboram para o acerto da modernização da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.” diz o TJDFT.

O post OAB// Movimento contra audiências virtuais cresce e advogados marcam manifestação em frente ao TJDF apareceu primeiro em Policiamento Inteligente.