Fotos: Cabo R. Felipe e SGT Adson Lustosa

 

A Polícia Militar do Distrito Federal realizou na manhã desta sexta-feira, dia 22 de outubro, a aula inaugural do Curso de Pilotagem Policial da PMDF. O evento ocorreu no auditório do Centro Universitário Projeção, localizado na Avenida Samdu Norte em Taguatinga.

Compuseram a mesa de honra o Chefe do Estado Maior (CHEM) da PMDF, coronel Reginaldo, o chefe do Departamento de Educação e Cultura (DEC), coronel Rodrigo, o diretor interino da Diretoria de Especialização e Aperfeiçoamento (DEA), tenente-coronel Camargos e o subdiretor de aperfeiçoamento do DEA, tenente-coronel Sousa Braga.

Logo após a execução do Hino Nacional Brasileiro, o chefe do DEC, coronel Rodrigo, fez uso da palavra. O coronel lembrou da sua breve passagem pelo Centro de Treinamento e dos problemas que existiam na condução de viaturas. Ele chamou atenção para a excelência dos instrutores, fato que faz o curso ser bastante almejado não só dentro da PMDF, como em outras instituições de segurança pública.

Em seguida foi a vez do chefe do Estado Maior da PMDF, coronel Reginaldo, fazer uso da palavra. Ele relembrou sobre problemas que ocorreram no passado na condução de viaturas e a necessidade da criação do Centro de Pilotagem Policial (CPP). O CPP foi criado pela portaria nº 010/2013 de 27 de agosto de 2013 e foi designado como gestor do projeto de implantação do CPP o então major Claudino, hoje tenente-coronel. Desde então, a atividade de treinamento passou a ser rotineira e hoje, segundo o coronel Reginaldo, não temos notícias de falta de perícia para conduzir viaturas da PMDF.

O chefe do Estado Maior chamou atenção para expansão do conhecimento do Curso de Pilotagem Policial, não só dentro da PMDF, como em outras instituições de segurança pública. Por isso mesmo, ele considerou de extrema relevância a presença de policiais militares de outros estados (Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Ceará e Pará), de policiais penais do DF e de Goiás, de um policial rodoviário federal e de um integrante do Corpo de Bombeiros do DF.

Em seguida, o 1º tenente Lucas Cerqueira Ribeiro proferiu uma palestra. Ele falou sobre o site do Governo Federal, o RENAEST (Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito), onde são registrados números como a frota nacional de veículos registrada e ativa, os números de acidentes, veículos envolvidos, feridos e ilesos e o número de óbitos. Diante dessas estatísticas, fica clara a importância da PMDF em investir no Curso de Pilotagem Policial.

O post Aula Inaugural do Curso de Pilotagem Policial da PMDF apareceu primeiro em Policiamento Inteligente.