O II Curso de Altos Estudos para Praças – CAEP II 2021 começa nesta terça-feira (05) com 372 primeiros-sargentos matriculados, no Pátio de Formatura da DEA. Os graduados têm, em média, mais de 28 anos de serviços prestados à população do Distrito Federal e estão lotados nas mais diversas Unidades da Corporação, exercendo atividades operacionais e administrativas.
O CAEP visa atualizar e ampliar os conhecimentos dos primeiros-sargentos e fornecer os subsídios indispensáveis para o exercício inerente à graduação de Subtenente.
Importa consignar que por ato do Comandante-Geral – Portaria PMDF nº 1.170, de 14 de abril de 2021, que suspende a aplicação de artigos do Regulamento Geral de Educação da PMDF – os policiais militares convocados, mesmo com restrição médica de ordem física, psicológica ou psiquiátrica poderão realizar o curso.
Destaque-se ainda que a previsão de vagas para o CAEP II 2021 era para 250 primeiros-sargentos. Entretanto, após um esforço conjunto do Comando da Corporação, foi possível readequar o número de vagas para 372, de forma que estão contemplados nessa convocação todos os primeiros-sargentos com mais de 28 anos na Corporação.
Devido à pandemia de Covid-19, o curso funcionará na modalidade EaD, com uma carga horária de 125 horas aulas.
Disciplinas como Termo Circunstanciado de Ocorrência; Policiamento Ostensivo Orientado ao Problema; Direitos Humanos na Atuação Policial Militar; Atualização em Direito Penal e Processual Militar; Noções de Administração Logística na PMDF, entre outras, serão desenvolvidas em 3 Módulos, cada qual com 15 dias corridos de duração.
O início do curso, haverá uma solenidade de formatura na Diretoria de Especialização e Aperfeiçoamento com os policiais militares convocados, que contará com a presença do Sr. Comandante-Geral, dia 5 (terça-feira), às 16 horas.
Para maiores informações, acesse o Edital da convocação na intranet PMDF (Edital).

O post Inicio do CAEP II 2021 apareceu primeiro em Policiamento Inteligente.