Daniel Araújo – Ascom ESP/CE – Texto
David Tomás – Arte gráfica

Com mais de dez horas de debates ao vivo envolvendo especialistas em saúde de todo o Brasil e um total de cinco painéis apresentados desde o último dia 20 de setembro, a “Semana do SUS no Ceará – 31 Anos” encerra sua agenda de atividades nesta quinta-feira (30) com a apresentação do painel “SUS hoje e amanhã”. A live será transmitida pelo canal do YouTube da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) a partir das 19 horas.

Participam da mesa virtual o médico sanitarista e ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão; e o secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandi Frutuoso Silva. A mediação será feita pelo superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara.

Ative o lembrete para a transmissão

Durante o debate, serão discutidas algumas das principais questões estruturais para se pensar o Sistema Único de Saúde (SUS) em uma perspectiva histórica e de projeção para o futuro.

Para Temporão, o desafio colocado hoje é o da reflexão sobre como o futuro do sistema de saúde público brasileiro pode ser reorganizado dentro de um contexto político e econômico adverso. “Posso dizer que o SUS é a mais importante política de inclusão social já feita em qualquer época no nosso País, com uma grande ampliação do acesso e implantação de inúmeras políticas, como o Saúde da Família, um dos mais importantes programas de Atenção Primária do Mundo”, afirma o ex-ministro.

Semana do SUS

Realizada pela ESP/CE, a Semana do SUS no Ceará – 31 Anos teve como objetivo evidenciar as vivências e experiências do sistema no Estado.

Semana do Sus – 31 Anos

SUS hoje e amanhã
Convidados:
– José Gomes Temporão – médico sanitarista e ex-ministro da Saúde
– Jurandi Frutuoso Silva – secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde
Mediação: Marcelo Alcantara Holanda – Superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues.

Transmissão: canal do YouTube da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE)

Fonte: Governo do Estado do Ceará