Voluntários da Sanepar e parceiros retiraram cerca de uma tonelada de resíduos da Barragem do Passaúna e do entorno, nesta quinta-feira (30), em Curitiba. O trabalho foi feito com caiaques, stand-ups, canoas e até bicicleta. Participaram cerca de 75 pessoas, da prefeitura, Rotary Club, Passaúna Paddle Club e da comunidade. O lixo coletado terá a destinação adequada feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A Barragem do Passaúna contribui com 20% da água do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC), levando água para 800 mil pessoas. “Esta atividade tem um significado importante para a Sanepar porque retira lixo da nossa matéria-prima, que é a água. A crise hídrica que estamos vivendo é um dos sinais que a natureza tem nos enviado. Temos a oportunidade de melhorar a qualidade da água que é essencial para a vida”, disse o gerente-geral da Sanepar em Curitiba e Região Metropolitana, Fabio Basso.

MUTIRÕES – Desde segunda-feira, a Sanepar e parceiros promoveram mutirões de limpeza no entorno de mananciais de abastecimento em Morretes, Maringá, Ponta Grossa, Apucarana e Cascavel. Na quarta-feira, foi feito mutirão na Barragem do Iraí, em Pinhais.

As atividades integraram a Semana do Voluntariado no Paraná, uma iniciativa da Superintendência Geral de Ação Solidária (SGAS), do Governo do Estado. A superintendente geral de Ação Solidária, Cristina Ricordi, destacou que a realização de Semana, em todo o Estado, foi uma oportunidade para que a população participasse de várias atividades, fazendo a diferença na comunidade.

Fonte: Agência Estadual de Notícias