Conclusão do curso de Operador de Tratamento de Água e Efluentes. (Foto: Hil Neto)

Dezessete jovens aprendizes receberam, na manhã desta quarta-feira (29), durante solenidade no auditório da Fiema, localizado na Cohama, certificados de conclusão do curso de Operador de Tratamento de Água e Efluentes. A capacitação, que ocorreu de setembro de 2019 a julho de 2021, é resultado de convênio firmado entre a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

“É uma satisfação muito grande ver o interesse desses jovens pela área do saneamento. O curso é muito promissor e amplo. Após essa capacitação, um novo futuro e, com certeza, novas oportunidades estão abertas para cada uma deles”, destacou o presidente da Caema, André dos Santos Paula. 

Durante o curso, os jovens aprenderam pontos relacionados à monitoração e controle de sistemas de tratamento de águas e efluentes, inspeção e recebimento de resíduos industriais e urbanos, operação de fornos de incineração, controle no processo de tratamento de água e efluentes, entre outros.

O diretor regional do Senai, Raimundo Arruda, ressaltou a importância da parceria com a Caema. “Essa parceria com a Companhia é fundamental, porque estamos juntos fazendo algo que é importante não só para o país, como para o estado e nossa cidade, que é a inclusão socioprodutiva desses jovens. Estamos dando oportunidade de inseri-los no mercado de trabalho”, pontuou.

Durante o evento de certificação, os jovens, com média de idade entre 18 e 20 anos, foram apresentados às empresas parceiras da Caema como mão de obra qualificada para inclusão nas frentes de trabalho. Ao todo, representantes de quatro empreiteiras estiveram presentes na solenidade de certificação.

O engenheiro civil de operações da Ponto Forte Construções, Diego Martins, disse que é extremamente válido oferecer oportunidade aos jovens. “Eu participei do Jovem Aprendiz e depois fui me capacitando até chegar onde estou dentro da empresa. A Ponto Forte visa muito o aprendizado desde a base. Então a gente prefere dar oportunidade pra quem teve oportunidade pra treinar esse ambiente corporativo do zero e formar ele dentro da empresa. Isso, para nós, é um grande investimento”, afirmou Martins. 

A cerimônia de entrega dos certificados contou com exibição de vídeo e falas das autoridades presentes e, também, com discurso da representante da turma, Danielle Paixão de Sousa, de 20 anos. Ela falou da importância dessa capacitação. “Poder fazer essa capacitação foi muito gratificante. Tivemos aulas práticas e teóricas e adquirimos uma bagagem muito boa de conhecimento”, concluiu a estudante.

No final do evento, houve a entrega dos certificados aos jovens realizada por representantes da Caema, Senai e de empresas parceiras que se fizerem presentes para prestigiar o momento.

>

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão