Economia e demais órgãos do GDF se unem para planejar – Agência Brasília


A Secretaria de Economia (Seec) está à frente do processo de implementação dos planejamentos estratégicos institucionais (PEIs) do Governo do Distrito Federal (GDF). A pasta já ajudou 19 órgãos a desenvolver e colocar em prática seus planos para os próximos anos. Os projetos e as metas estão alinhados com o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 e seguem as diretrizes da estratégia geral do governo.

“A definição das metas e dos indicadores tem ajudado muito a alcançar nosso objetivo, e isso resultará em mais obras a serem entregues à população” Daniela Resende Abdanur, chefe da Assessoria de Gestão Estratégica e Projetos da Secretaria de Obras

Além de oferecer apoio técnico e metodológico na elaboração do planejamento estratégico, a Seec também disponibiliza o sistema Gestão-DF para que os órgãos possam monitorar a implementação das ações e projetos estabelecidos. Essa ferramenta contém os eixos estratégicos do governo e serve para melhorar e aperfeiçoar a gestão dos projetos. Dos 19 órgãos envolvidos, 15 já elaboraram os planos estratégicos e quatro estão em andamento.

Um dos órgãos que contaram com o apoio da pasta no desenvolvimento do seu PEI foi a Secretaria de Obras. A chefe da Assessoria de Gestão Estratégica e Projetos, Daniela Resende Abdanur, elogia a medida. “A consultoria prestada pela Secretaria de Economia e a finalização do planejamento estratégico foram muito importantes para a Secretaria de Obras”, aponta. “A definição das metas e dos indicadores tem ajudado muito a alcançar nosso objetivo, e isso resultará em mais obras a serem entregues à população”.

Para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o apoio no decorrer do processo também é precioso. “A troca de experiências com a Seec tem sido fundamental”, avalia a chefe da Assessoria de Gestão Estratégica e Projetos da pasta, Lirah Ganej da Silva. “Além do apoio na elaboração do planejamento, a secretaria também nos ajuda nos ajustes exigidos pela mudança de cenário e na metodologia”.

Sintonia com o futuro

“É o primeiro plano estratégico da história da PGDF” Izabela Frota Melo, procuradora-chefe de Gestão Estratégica, Estudo e Inovação da PGDF

Na Procuradoria-Geral do DF, a experiência, que também contou com o apoio da Seec, resultou no primeiro planejamento institucional do órgão. A procuradora-chefe de Gestão Estratégica, Estudo e Inovação, Izabela Frota Melo, conta que já houve outras tentativas, mas nenhuma delas chegou à finalização.

“A implantação do planejamento estratégico da PGDF é um marco da gestão da procuradora-geral Ludmila Galvão”, destaca a gestora. “É o primeiro plano estratégico da história da PGDF, que completou neste ano 60 anos de existência. A Seec apoiou do início ao fim dos trabalhos, com equipe capacitada, cordial e inovadora.”

Izabela também reforça que a implementação do PEI melhorou diversos aspectos da instituição. “Hoje a PGDF pensa de forma estratégica, com um olhar voltado para o futuro, para a procuradoria que desejamos ver no ano de 2025”, afirma.

O que é e como funciona

A Secretaria de Economia é o órgão central de planejamento do governo. Por isso, vem trabalhado para colocar em prática as estratégias desenhadas no Plano Estratégico 2019-2060, documento que reúne iniciativas, metas e ações a serem desenvolvidas para o DF.

Para que s objetivos previstos no plano geral do governo sejam alcançados, é necessário que cada órgão faça seu planejamento estratégico institucional. Neste momento, a área técnica da Seec entra em ação instruindo os órgãos sobre como adotar a nova metodologia proposta.

A Seec  presta todo o apoio técnico e metodológico necessário à elaboração do Plano Estratégico Institucional. A equipe técnica da Unidade de Gestão da Estratégia e Informação, da Secretaria Executiva de Planejamento, executa o diagnóstico institucional, define a estratégia e dá as diretrizes sobre a metodologia.

“Nosso governo é inovador, e este é mais um trabalho desenvolvido pela Secretaria de Economia para melhorar o desempenho e consequentemente a qualidade dos serviços prestados à nossa população”, destaca o titular da Seec, André Clemente.

A metodologia

Estruturado a partir da ótica das entregas de resultados para a sociedade, o Plano Estratégico do GDF está dividido em oito eixos temáticos: Gestão e estratégia, Saúde, Segurança, Educação, Desenvolvimento econômico, Desenvolvimento social, Desenvolvimento territorial e Meio ambiente.

Conheça mais sobre o Planejamento Estratégico do GDF.

*Com informações da Secretaria de Economia



Source link