Subprefeitura implanta Jardim de Chuva na Vila Zelina – Folha da Vila Prudente



A rotatória da rua Pinheiro Guimarães, com as ruas Gonçalo Marinho de Castro e Miguel Antônio Flangini, na Vila Zelina, está sendo transformada em um Jardim de Chuva. Será o primeiro implantado pela Prefeitura na região. A obra é executada pela Subprefeitura de Vila Prudente.

Jardins de chuva são recomendados por muitos especialistas ambientais para aumentar as áreas permeáveis das grandes cidades. O objetivo é auxiliar temporariamente a absorção das águas das chuvas que correm pelas calçadas e vias asfaltadas. O jardim é projetado com um sistema de drenagem subterrâneo e terá paisagismo para deixar o trecho mais bonito.

De acordo com a Subprefeitura, a conclusão do projeto civil está prevista para a próxima segunda-feira, dia 26, e do plantio na quinta-feira seguinte. O órgão informou ainda que avalia outros pontos para a implantação de mais jardins permeáveis.

Anhaia Mello

Na ocasião da construção da ciclovia sob a Linha 15-Prata do monotrilho, o Metrô também implantou o projeto piloto de um Jardim de Chuva. Trata-se de área de 110 m² entre as estações São Lucas e Vila Tolstói, com gramado rebaixado para o recebimento de águas do escoamento superficial do entorno, que infiltram-se no solo, auxiliando na drenagem e permitindo que a vegetação do canteiro use essa água coletada. Também foi utilizada na lateral do canteiro, em área total de 9 mil m², a chamada Biovaleta, similar ao Jardim de Chuva, porém mais estreita.



Source link