A visão de Carlos Woelz sobre o futuro das commodities, a pressão da inflação e as lições da Covid-19

0
30


 

SÃO PAULO – A grande injeção de liquidez por parte dos bancos centrais ao redor do mundo na crise e  a retomada econômica pós-coronavírus contribuem para um ambiente benéfico para os mercados emergentes e abre grandes oportunidades em empresas de commodities. É o que defende Carlos Woelz, sócio fundador da Kapitalo Investimentos.

Commodities: confira a visão de gestoras e bancos sobre as melhores oportunidades e os riscos no horizonte

Fundada em 2009, a Kapitalo possui um portfólio formado por fundos multimercados e de ações, e administra atualmente cerca de R$ 20 bilhões.

Segundo o gestor, que começou sua carreira no mercado financeiro na década de 1990 no Banco BBM, ao lado de renomados gestores como Rogério Xavier, fundador da SPX, o grande risco que os investidores devem monitorar hoje é o inflacionário, com os mercados receosos com uma possível alta acelerada dos juros diante da aceleração dos preços.

Woelz defendeu, contudo, ter uma visão construtiva, afirmando que é possível haver pressão inflacionária com a retomada dos serviços, mas que não deve ser algo permanente.

Lições da crise

Durante o episódio, o sócio da Kapitalo destacou ainda alguns dos seus aprendizados ao longo do emblemático ano de 2020, afirmando que, quando um assunto novo movimenta o mercado, como a pandemia de coronavírus, vale a pena a gestora contratar um grupo de especialistas o mais rápido possível para estudar e entender o assunto.

“Um dos erros que cometemos foi achar que a Covid-19 tinha um padrão parecido com a SARS e, se tivéssemos trazido esse painel mais rapidamente, teríamos chegado a uma conclusão diferente”, lembrou.

Em 2020, o fundo Kappa rendeu 1,64%, enquanto a cota do fundo Zeta teve leve alta de 0,37%. No período, o CDI teve variação de 2,76%.

Ainda que tenha aprendido algumas lições no último ano, Woelz disse não se arrepender das decisões de investimento tomadas no período.

“Decisão equilibrada é aquela em que você tem antes quatro ciclos de questionamentos. É impossível acertar 100% do tempo, resta saber que está fazendo o seu melhor”, afirmou.

Confira a conversa completa com Carlos Woelz, sócio fundador da Kapitalo, e os episódios anteriores do Outliers pelo Spotify, Deezer, Spreaker, Apple e demais agregadores de podcast.

Profissão Broker: série do InfoMoney mostra como entrar para uma das profissões mais estimulantes e bem remuneradas do mercado financeiro em 2021. Clique aqui para assistir





Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here