Centro de Saúde Escola deve beneficiar população da Vila Telebrasília – Secretaria de Saúde do Distrito Federal

0
17


Parceria entre Unieuro e Secretaria de Saúde dará mais suporte à atuação da equipe Saúde da Família

 

JURANA LOPES

 

O Centro Universitário Euro-Americano (Unieuro) pretende implementar um Centro de Saúde Escola no campus da Vila Telebrasília. Em reunião nesta quarta-feira (7), o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, recebeu o reitor e a pró-reitora do Unieuro para viabilizar a criação da nova unidade.

 

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

 

A ideia é que a Secretaria de Saúde disponibilize uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) para trabalhar no local estruturado pela faculdade, onde os servidores receberão o apoio dos alunos que estão se formando. O secretário de Saúde avalia que “essa parceria é interessante porque permitirá a colocação de uma equipe mais próxima dos usuários da Vila Telebrasília e de outras comunidades, como Cobra Coral, e ao mesmo tempo os alunos da Unieuro serão capacitados em campo”.

 

De acordo com a pró-reitora da Unieuro, Juliana Ferraz, o objetivo do Centro de Saúde Escola é dar apoio para as equipes de ESF com a participação dos alunos da instituição. “Todos os custos serão da instituição e a população que reside próximo à unidade serão beneficiadas diretamente, pois a Unidade Básica de Saúde da área fica um pouco mais distante da Vila Telebrasília”, afirma.

 

Segundo o subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Alexandre Garcia, a parceria dará suporte para a equipe Saúde da Família, que vai agregar com a universidade mais profissionais de outras especialidades como psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos.

 

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

 

“É ganho em todos os sentidos, para o residente, para a Secretaria de Saúde e principalmente, para o cidadão. Ganha-se em qualificação e ampliação da assistência, passando a contar com vários profissionais”, defende o subsecretário.

 

Na reunião também foi discutido um convênio para residências médicas em Saúde da Família, em que a Unieuro arcará com todos os custos da bolsa do residente e preceptores, com a Secretaria de Saúde garantindo o local de trabalho. A documentação das propostas serão avaliadas posteriormente pela Secretaria de Saúde.

 



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here