Google lança Web Stories, novo formato de publicações no Android e iOS

0
17


O Google lanou na tera-feira (6) um novo formato de publicao de pginas web. Chamado de Google Web Stories, a novidade lembra (e muito) o formato adotado pelo Snapchat, Instagram, Facebooke muitas outras plataformas. O formato de vdeos curtos visa trazer mais interatividade para as informaes.

O Web Stories uma evoluo do modelo AMP (Accelerated Mobile Pages) adotado em 2018. O lanamento do AMP foi pensado para tornar mais rpido o carregamento de pginas e tinha o foco em contedo multimdia. J os Web Stories comearam a chegar em maio deste ano. A novidade, dessa vez, que eles esto disponveis para Android e iOS.

Em dispositivos mveis e na web, os Web Stories funcionaro de uma forma bastante popular. O usurio poder visualizar o contedo de forma direta, sem intervir, na sua tela. Mas tambm poder tocar nos dois cantos da tela para avanar ou retroceder alguma publicao. Tambm possvel tocar na tela e manter o dedo para ‘pausar’ a reproduo e conseguir ler o contedo (ou fazer uma captura de tela sem os cones, por exemplo).

Reprodu

Google Web Stories funcionam como os Stories do Instagram, mas concentrados para notcias destacadas no buscador. Imagem: Google/Reproduo

As publicaes aparecero no Google Discover, que normalmente vem integrado em dispositivos Android. Assim, basta rolar a tela inicial para a direita ou abrir o aplicativo do Google. Na aba ‘Discover’, o usurio encontra as sugestes de notcias, vdeos e, agora, dos Stories. No iPhone, a novidade aparece no prprio aplicativo do Google.

Fcil de implementar

Com os Web Stories, os sites e veculos podero usar ferramentas como o MakeStories e NewsroomAI para implementar a novidade. Tambm existe um plug-in para WordPress que adianta o processo. No caso, o recurso no est disponvel para usurios regulares publicarem seu cotidiano, mas traz um foco na comunicao rpida que permitida pelo formato.

Nos smartphones, o usurio consegue assistir aos Stories em tela cheia. Em computadores, tambm possvel expandir o contedo para toda a tela. Mas, claro, isso depende primeiramente de quem fez a publicao.

Na ltima semana, o Google tambm lanou uma novidade concentrada no jornalismo. A empresa vai investir, em um perodo de trs anos, US$ 1 bilho no ‘Google Destaques‘. A iniciativa visa pagar pelo ‘paywall’ (bloqueio para assinantes) em sites e veculos, destacando o contedo relevante e de interesse pblico.

Via: TechCrunch





Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here