Casa Cor é inaugurada com projeto inédito – Agência Brasília

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Foto: Divulgação/Setur
A empresária Moema Leão; a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça; e o administrador do Parque da Cidade, Silvestre Rodrigues da Silva, na Casa Cor. Foto: Divulgação/Setur

Em meio ao paisagismo de Burle Marx, à arte de Athos Bulcão e ao urbanismo de Lúcio Costa, a Casa Cor se reinventa. Na mostra Janelas, inaugurada no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, o público é convidado a refletir sobre como o confinamento mudou a forma de ocupar a casa. O projeto traz o olhar de 28 arquitetos, materializado em 13 vitrines montadas em contêineres, e está aberto à visitação até o próximo dia 2 de novembro, das 8h às 21h.

De acordo com a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, mais do que inovar, a renomada mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo, que ocorre há 29 anos no DF, também proporcionou à cidade um olhar nacional. “A Casa Cor tem uma história especial com Brasília. E, esse ano, é muito simbólico. Esta edição mostra a capacidade de se reinventar, de transformar em realidade o sonho de cada projeto e oferecer à nossa cidade uma oportunidade única de vivenciar ambientes integrados à natureza e à qualidade de vida”, destacou.

O lançamento da iniciativa, que também homenageia os 60 anos de Brasília, foi realizado tanto presencialmente como virtualmente, nas redes sociais da Casa Cor, de forma nacional. Todo o projeto Janelas foi pensado dentro dos protocolos de segurança para contenção da pandemia de Covid-19.

“Tivemos uma parceria com o GDF, Secretaria de Turismo e administração do Parque, que nos proporcionou a área. Passamos para o escritório Sainz Arquitetura, que teve uma montagem genial. Aí, junta com mais 28 talentos e a ideia cresce”, explicou Sheila Podestá, que ao lado das empresárias Moema Leão e Eliane Martins, é responsável pela marca CASACOR em Brasília.

“Esse novo momento nos permite redirecionar o olhar para a nossa casa. Se ela atende os nossos desejos. É um repensar para a função que ela até então exerceu”, ponderou Eliane Martins. Já Moema Leão ressaltou a facilidade de acesso à exposição, localizada na área central de Brasília. “As pessoas poderão ir a pé, de carro, de ônibus, metrô ou mesmo de bicicleta para conhecer a mostra”, disse.

Na avaliação do administrador do Parque da Cidade, Sivestre Rodrigues da Silva, o GDF e a Setur vêm trabalhando intensamente para promover a Capital Federal. “Essa semana foi reaberta a Torre de TV. Hoje, já é a Casa Cor. Ações que são muito importantes para Brasília. O que me deixa mais feliz é que os frequentadores estão fazendo muitos elogios ao Parque e a esse evento maravilhoso que é o Janelas.”

A instalação de mobiliário urbano está no Estacionamento 10 e pode ser conferida de duas formas pelo visitante: pessoalmente, contemplando externamente as vitrines – cumprindo as regras de higienização, segurança e distanciamento social –, ou em tours virtuais pelo site do Janelas. Para a exposição presencial, uma casa virtual foi desenhada no chão do Parque, simulando portas e janelas, das quais o visitante é convidado a refletir sobre o atual cenário. Os 2,8 mil m² destinados à mostra também contam com lavatórios e totens de álcool em gel.

A mostra também será realizada em 11 cidades dos estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo – na capital e em Ribeirão Preto.

Outubro Criativo

As curvas improváveis, retas imponentes e o espírito inovador que deram a Brasília o título de cidade criativa do design pela Unesco são os temas que serão abordados na ação Outubro Criativo. Durante todo o mês, a pasta irá promover a economia criativa e a capacidade de Brasília de se reinventar, com ações voltadas ao design, às artes e ao empreendedorismo de inovação como força turística, tudo isso em meio às comemorações do Dia das Crianças.

Ações

Desde o início da pandemia, a Secretaria de Turismo vem desenvolvendo diversas ações para promover a cidade de forma inovadora e segura. Em abril, a Setur buscou meios para celebrar os 60 anos da Capital Federal e convocou os moradores do DF a mostrarem as belezas e singularidades de sua realidade por meio de um novo olhar: das janelas de suas casas. O resultado foi publicado nas redes sociais da Setur entre abril e maio.

No programa Tour Brasília, lançado em junho, a pasta realizou uma série de visitas guiadas online, que permitia o cumprimento das recomendações das autoridades sanitárias de evitar aglomerações, ao mesmo tempo em que apresentava as belezas da cidade para o Brasil e o mundo.

Com a Embratur e a Unidade Nacional de Acessibilidade (UNA), a pasta trabalha para colocar Brasília como referência nacional em acessibilidade turística. Em setembro, foi assinado o Protocolo de Intenções com a Embratur e lançado o Guia Turístico Arquitetônico Acessível, primeiro da cidade direcionado a pessoas com deficiência. No mesmo mês, a secretaria lançou, ainda, a coleção Rotas Brasília, uma série de miniguias organizados por segmento que revelam tudo de bom que a cidade tem para oferecer aos visitantes e aos moradores. 

Também em setembro, o programa Brasília, nossa Capital – Turismo Cívico Pedagógico para o Brasil e para o Mundo ganhou nova dimensão com a assinatura do Termo de Cooperação entre duas gigantes do mercado: o Grupo Voetur e o Forma. A iniciativa vai trazer para a cidade milhares de estudantes e professores de escolas públicas e privadas de todo o país

*Com informações da Secretaria de Turismo



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