IX Jornada de Prevenção do Suicídio do DF começa nesta quinta-feira – Secretaria de Saúde do Distrito Federal

0
118
IX Jornada de Prevenção do Suicídio do DF começa nesta quinta feira – Secretaria de Saúde do Distrito Federal
IX Jornada de Prevenção do Suicídio do DF começa nesta quinta feira – Secretaria de Saúde do Distrito Federal
imagem17-09-2020-07-09-06
imagem17-09-2020-07-09-06

Evento será transmitido pelo canal do Youtube Por + Saúde Mental e visa o fortalecimento da atuação das redes de atenção à saúde na prevenção ao suicídio

JURANA LOPES

 

Setembro é marcado como o Mês Mundial da Prevenção ao Suicídio. Nestas quinta e sexta-feira, dias 17 e 18, será realizada a IX Jornada de Prevenção do Suicídio do DF. Desde 2012, a Diretoria de Serviços de Saúde Mental (Dissam) coordena a organização da Jornada, um evento intersetorial com atividades voltadas à capacitação profissional, atualização, interação com entidades atuantes na prevenção ao suicídio.

 

Além disso, a IX Jornada de Prevenção do Suicídio do DF abordará discussões com a sociedade a respeito do tema, visando o fortalecimento da atuação das redes de atenção à saúde.

“Estamos focando nas questões de identificar, manejar e intervir nas crises como forma de valorização da vida. Sempre foi um evento aberto à participação de toda a comunidade, para divulgação de informações qualificadas, discussões com a sociedade, e troca de experiências para a melhoria das redes de atenção”, explica Elaine Bida, diretora de Serviços de Saúde Mental.

 

Em 2019, a Jornada de Prevenção do Suicídio teve 600 inscritos. A nona edição, em 2020, acontecerá na modalidade on-line, devido ao contexto da pandemia do novo coronavírus. O evento será transmitido pelo Canal do Youtube, Por + Saúde Mental.

 

Neste ano, a programação trará temas como o papel e o impacto da mídia e das redes sociais no comportamento suicida, questões sobre o atendimento de urgência, a prevenção do suicídio, a atenção em rede, autolesão sem intenção suicida como fator de risco e as questões relacionadas à saúde mental no contexto da pandemia de Covid-19.

 

Para o evento foram convidados especialistas em suicidologia do DF e do Brasil, como Alexandrina Meleiro e Samira dos Anjos, e representantes do Samu-DF. No primeiro dia da Jornada, a transmissão ocorrerá a partir das 14h e no dia seguinte, pela manhã, iniciando às 8h.

 

Acompanhe a programação completa da IX Jornada de Prevenção do Suicídio do DF:

 

imagem17-09-2020-07-09-08
imagem17-09-2020-07-09-08

Érick Alves

Outros eventos

 

Nesta quarta-feira (16), foi realizada, na Unidade Básica de Saúde 3 do Guará, uma roda de conversa focada no Setembro Amarelo. Houve a participação de estudantes da ESCS e residentes da Universidade de Brasília (UnB), que tocaram violão e clarinete. Médicos, enfermeiros e técnicos da unidade também participaram da roda de conversa, que foi toda pautada na saúde mental. Participaram cerca de dez pacientes, todos respeitando as medidas de segurança e combate à Covid-19.

 

imagem17-09-2020-07-09-19
imagem17-09-2020-07-09-19

Atividade na UBS 3 do Guará – Foto: Divulgação/SES-DF

EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA

REVISÃO: JULIANA SAMPAIO