Mais mil imóveis são inspecionados pelo Sanear Dengue – Administração Regional do Guará

0
80

A sexta edição do programa Sanear Dengue na cidade realizada na manhã desta segunda-feira (20) mobilizou cerca de 60 agentes públicos entre Administração Regional do guará, Vigilância Ambiental, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar na força-tarefa em busca de focos do mosquito Aedes aegypty e na conscientização sobre a importância dos cuidados preventivos à proliferação da larva. Ao todo, 1104 imóveis foram inspecionados pelas equipes divididas na QI 01, QI 03, QI 26, QE 30 e QE 34.

Outras duas residências em situação de abandono foram inspecionadas, uma localizada na QE 32 e outra na QI 20. Os imóveis foram denunciados por vizinhos que utilizaram a Ouvidoria 162 para comunicar a Vigilância Ambiental. 

"Está tendo muito caso de dengue aqui na rua, eu mesma estive acamada por duas semanas e tivemos que fazer a denúncia, pois, essa casa estava abandonada e porque não vinha ninguém providenciar a limpeza e o GDF fez a sua ação e está aqui fazendo o controle e a vistoria", afirmou a moradora da QE 32, Paula Mariana Fontenele. 

Durante as inspeções, os agentes de Saúde verificam  se há foco do mosquito, certificam se as caixas d'água estão bem fechadas, piscinas e, se necessário, aplicam medicamentos específicos para tratamento dessas áreas e prevenção.Se for comprovada situação mais grave, a Vigilância Ambiental encaminha o relatório para os órgaos de fiscalização.

"A ação ocorre de de forma integrada entre os órgãos do GDF e isso nos auxilia no mapeamento mais preciso das áreas mais vulneráveis e pauta melhor as nossas próximas iniciativas de combate", destaca, a administradora regional, Luciane Quintana.

Inspeções realizadas pela Vigilância Ambiental (20/07):

Imóveis inspecionados  – 1104 Imóveis fechados – 364 Imóveis Recusados – 11 Imóveis Tratados – 06 Depósitos Inspecionados – 2857 Depósitos Tratados – 14 HD 49

Sintomas da dengue

Os principais sintomas típicos da dengue são febre alta, náusea, vômito, manchas avermelhadas pelo corpo, dor de cabeça, dor no corpo, dor em volta dos olhos e sinal de sangramento. Diante desses sintomas, o paciente deve buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

Com informações da Vigilância Ambiental  .

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here