Bancada evangélica retira ideologia de gênero da Constituição de PE – Exibir Gospel

0
26
Bancada evangélica retira ideologia de gênero da Constituição de PE – Exibir Gospel
Bancada evangélica retira ideologia de gênero da Constituição de PE – Exibir Gospel

Pastor Cleiton Collins é deputado estadual em Pernambuco

A Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) votou, na quarta-feira (15), a PEC que, por conta de um substitutivo ao projeto original, poderia incluir a ideologia de gênero na Constituição do Estado de Pernambuco.

A PEC, apresentada pelo deputado Isaltino Nascimento, inicialmente, previa apenas o combate ao preconceito de forma ampla e ao racismo. Porém, um substitutivo apresentado pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) alterou o texto e incluiu o termo “Gênero” na PEC, além de outros termos como raça, cor, etnia, religião, origem nacional ou regional.

O deputado Pastor Cleiton Collins apresentou uma subemenda na comissão para retirar o termo Gênero, mas não teve êxito.

Como a votação iria para segundo turno em plenário, o deputado pastor Cleiton Collins conseguiu coletar as 25 assinaturas necessárias para apresentar um destaque ao texto para que o termo “Gênero” tivesse que ser votado separadamente.

Na votação em plenário, o substitutivo da CCLJ foi aprovado por unanimidade. Já o destaque apresentado pelo deputado Pastor Cleiton Collins fez com que o termo “Gênero” fosse votado separadamente, fazendo com que fossem necessários 30 votos favoráveis para que o conceito ideológico fosse incluído na Constituição Estadual.

Na votação do Destaque, o termo “gênero” no texto recebeu 26 votos contrários e 14 favoráveis e, portanto, a palavra “Gênero” não foi incluída no texto final.

Veja a versão final da PEC aprovada:

ART. 5° XIV – COMBATER TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO DE RAÇA, COR, ETNIA, SEXO, RELIGIÃO, DE ORIGEM NACIONAL OU REGIONAL.

Veja a lista dos deputados que votaram pela inclusão da Ideologia de Gênero na Constituição de Pernambuco e os que foram contrários:

imagem16-07-2020-18-07-42
imagem16-07-2020-18-07-42

O voto “SIM” incluía a ideologia de gênero na Constituição de Pernambuco.

Fonte: Pernambuco em Pauta

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here