Atendimento às crianças com necessidade de suporte de Terapia Intensiva – Secretaria de Saúde do Distrito Federal

0
3106

(compreendem as crianças gravemente enfermas, com risco iminente de morte e com idade entre 29 dias e 13 anos, 11 meses e 29 dias)

 

Descrição:

A UTI Pediátrica (UTIP) é uma unidade do hospital com equipe especializada e suporte avançado para atendimento das crianças que necessitam cuidados intensivos. É composta por equipe multiprofissional que compreende médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, técnico de enfermagem e alguns hospitais de ensino graduandos, residentes e pós-graduandos.

Na rede pública de saúde do Distrito Federal (SES-DF), as Unidades que oferecem Terapia Intensiva Pediátrica são:

 

1. Hospital Materno Infantil de Brasília

Possui 16 leitos. Sendo 10 leitos destinados a pacientes com patologias “agudas”, 02 leitos para pré e pós operatório de cirurgias eletivas e 04 leitos para pacientes dependentes de tecnologia (pacientes “crônicos”). 

É uma Unidade de Referência Distrital (URD), sendo a UTIP da rede de referência para casos cirúrgicos  em geral, incluindo as malformalções congênitas (exclui apenas as malformações cardíacas e neurológicas), além de atender às patologias clínicas.

Está inserido no Hospital com pronto socorro pediátrico de referência. 

 

2. Hospital Regional de Taguatinga

Possui 5 leitos. 

Atende principalmente pacientes com patologias clínicas (como pneumonias, cetoacidose diabética, sepse).

O HRT tem pronto socorro de pediatria e é referência para Ortopedia e Cirurgia Vascular. 

 

3. Instituto Hospital de Base

É um hospital da SES-DF, porém com administração financeira diferente (pelo IGESDF – Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal).

Possui 12 leitos, sendo a referência para admissão de casos de trauma e causas externas, e pós-operatórios de especialidades como otorrinolaringologia, cirurgias da buco-maxilo, cirurgias da oftalmologia.  

 

Além desses três hospitais da SES, existem outros dois hospitais contratados, com regime próprio de administração, que prestam assistência de UTIP aos pacientes pela SES:

 

1Hospital da Criança de Brasília (HCB)

Possui 48 leitos, sendo 26 leitos contratados pela SES-DF.

Desses 26 leitos contratados, atualmente 10 são dedicados ao Covid.   

Trata-se de uma UTIP de alta complexidade, atendendo às demandas das especialidades (endocrinopediatria, neurologia, reumatologia, nefropediatria, hematopediatria, oncopediatria, entre outras). É referência para crianças com necessidade de diálise, cirurgias neurológicas, incluindo malformações do sistema nervoso central. 

 

2. Hospital Santa Marta 

Possui 05 leitos contratados pela SES para prestar assistência à criança gravemente enferma. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here