Parceria da Administração do Guará viabiliza “drive thru” da vacina na UBS 1 – Administração Regional do Guará

0
26
imagem15-07-2020-16-07-20
imagem15-07-2020-16-07-20

Para atravessar o atual momento de enfrentamento ao coronavírus, os órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) atuam ainda mais próximos. A Administração Regional do Guará em conjunto com a Companhia Urbanizadora Nova Capital (Novacap) mostrou a eficiência dos esforços unidos no atendimento à uma demanda de nivelamento do estacionamento da Unidade Básica de Saúde número 01, do Guará I.

imagem15-07-2020-16-07-23
imagem15-07-2020-16-07-23

 

Com a melhoria, a unidade começa a partir de amanhã (24) a vacinar também com a alternativa de "drive thru", no período da tarde. O serviço já funciona nas UBs's número 2 e número 3, situados na QE 23 e QE 38, respectivamente. 

Com a chegada de quatro caminhões carregados de cascalho, trabalhadores da regional cobriram uma área desnivelada que oferecia risco à passagem das pessoas, servia como potencial foco de proliferação do mosquito Aedes aegypti (vetor da dengue, zika e chicungunya) e ainda impedia o acesso de veículos para a realização do atendimento estilo "drive thru", onde o paciente é vacinado dentro do seu carro.

Antes mesmo dos portões se abrirem na segunda-feira (23), primeiro dia da campanha na cidade, a regional já havia disponibilizado tendas para atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. Ações que promoveram mais comodidade e segurança para o grupo prioritário. 

"Estamos trabalhando em parceria com a Superintendência da Região de Saúde Centro-Sul para que, naquilo que pudermos auxiliar, fazê-lo imediatamente. Dessa forma, garantiremos que o serviço seja prestado ao cidadão com a estrutura necessária", afirma a administradora regional, Luciane Quintana.

O nivelamento do estacionamento com cascalho possibilita mais agilidade no atendimento, evita que se formem aglomerações e promove mais conforto aos idosos. "A resposta que tivemos da administração regional foi rápida e eficiente. O estacionamento era de terra e oferecia riscos aos usuários e profissionais, além de impossibilitar a implementação da alternativa de vacinação diz a superintendente da Região Centro-Sul, Flávia Oliveira Costa.

Sobre a campanha de vacinação contra a gripe

A campanha de vacinação contra a influenza será realizada no período de 23 de março a 22 de maio, sendo 09 de maio, o dia “D” de mobilização nacional.

Neste ano, esta campanha será antecipada em 30 dias da data inicial prevista e será realizada por etapas e grupos prioritários.

1ª fase – 23/03 a 22/05

Idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde* 

Nessa primeira semana, a vacinação será exclusiva para os idosos distribuídos por ordem alfabética nas datas de 23 a 27/03, cujo primeiro nome do Registro Civil (CNH, RG, Certidão de Nascimento, etc ) da seguinte forma:

23/03 Idosos cujo nome comece com as letras A, B, C, D e E

24/03 Idosos cujo nome comece com as letras F, G, H, I e J

25/03 Idosos cujo nome comece com as letras K, L, M, N e O

26/03 Idosos cujo nome comece com as letras P, Q, R, S, e T

27/03 Idosos cujo nome comece com as letras U, V, W, X, Y e Z

2ª fase – 16/04 a 22/05

Professores de escolas públicas e privadas Profissionais das forças de segurança e salvamento Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais – 

3ª fase – 09/05 a 22/05

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos 11 meses e 29 dias)

Gestantes Puérperas (até 45 dias após o parto)

Povos indígenas Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas

População privada de liberdade Funcionários do sistema prisional

Adultos de 55 a 59 anos de idade

Pessoas com deficiência

*Trabalhadores em saúde a partir da segunda semana, ou seja, de 30/03 até 22/05

As Unidades de Saúde atuarão com horário estendido e também aos sábados. Também será oferecida a alternativa de vacinação “Drive Thru” (vacinar os idosos dentro do próprio veículo). 

* Com informações da Secretaria de Estado de Saúde do DF

 

 

 

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here