Ministério Público Federal pede que bancos paguem multa por não ter dinheiro para honrar saque de clientes

0
26
Ministério Público Federal pede que bancos paguem multa por não ter dinheiro para honrar saque de clientes
Ministério Público Federal pede que bancos paguem multa por não ter dinheiro para honrar saque de clientes

Grandes bancos como Bradesco e Caixa Econômica Federal no Amazonas estão sem dinheiro para honrar o saque dos clientes.

Assim, o Ministério Público Federal (MPF) pediu a Justiça Federal a aplicação de multa de R$ 10 mil aos bancos pela falta do dinheiro em espécie.

Desta forma, segundo o MPF os clientes destas instituições estão sendo prejudicados pela ação dos bancos.

Além disso a ação descreve casos de pessoas que, por não conseguirem acesso ao dinheiro que lhes pertence, acabam atrasando pagamentos e sofrendo diversos problemas.

Bancos não tem dinheiro

O caso da falta de dinheiro nos bancos vem acontecendo nos municípios de Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira.

Porém também há reclamações de cidadãos da capital do estado, Manaus, sobre a falta de dinheiro nos bancos.

O problema, segundo relato de moradores,  é ainda mais grave em dias de pagamento.

Assim, nestes dias a demanda por dinheiro físico aumenta e o problema de falta de liquidez nos bancos piora drasticamente.

Problema é antigo

Porém, segundo a ação do MP o problema é antigo e ocorre a mais de três anos.

Assim, em 2017 uma determinação da Justiça Federal já obrigava os bancos a disponibilizar os saques em espécie com o objetivo de atender as necessidades dos clientes.

Entretanto, as instituições não vem cumprindo com as determinações da Justiça e os clientes acabam sendo prejudicados pela falta de dinheiro das instituições.

Pagamentos digitais

Para contornar o problema da falta de dinheiro tanto o Bradesco como a Caixa vem incentivado o uso de pagamentos digitais.

Porém o argumento não é aceito pelo MPF que alega ser obrigação dos bancos entregar aos seus clientes o dinheiro que lhes pertence da forma como os clientes acreditem serem a melhor.

No entanto, o incentivo ao uso de pagamentos eletrônicos é um dos principais temas debatidos no Banco Central do Brasil.

Inclusive o presidente do BC, Roberto Campos Neto, declarou que o PIX é uma resposta do Bacen ao desenvolvimento da economia digital assim como são o Bitcoin, criptomoedas e moedas digitais.

“Eu acho que é um dos projetos mais importantes que nós temos esse ano. O PIX veio, na verdade, de uma necessidade, de uma demanda que as pessoas têm em geral, e tem sido bastante discutido entre os bancos centrais.

O mundo demanda um instrumento de pagamento que seja ao mesmo tempo barato, rápido, transparente e seguro.

Se nós pensarmos o que tem acontecido em termos de criação de moeda digital, criptomoedas, ativos criptografados, eles vêm da necessidade de ter esse instrumento, com essas características, barato, rápido, transparente e seguro” destacou Campos Neto.

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here