Telefónica, Deutsche Telekom e Vodafone utilizam blockchain para liquidação de roaming

0
43
Telefónica, Deutsche Telekom e Vodafone utilizam blockchain para liquidação de roaming
Telefónica, Deutsche Telekom e Vodafone utilizam blockchain para liquidação de roaming

Três líderes mundiais do setor de telecomunicações – a espanhola Telefónica, a alemã Deutsche Telekom e a fornecedora britânica Vodafone – finalizaram em conjunto uma solução experimental de blockchain para a liquidação de contratos de desconto em roaming.

Desenvolvida pela startup de blockchain Clear, a solução deverá reduzir os custos de capital para as empresas de telecomunicações, oferecer suporte ao reconhecimento mais rápido de receita e fornecer soluções mais eficientes para seus negócios e fluxos de trabalho entre empresas.

Tanto a Telefónica Innovation Ventures quanto o Telekom Innovation Pool da Deutsche Telekom haviam participado de um investimento de US$ 13 milhões na Série A da Clear no início deste ano para apoiar a startup no desenvolvimento de seu sistema de liquidação de blockchain.

A solução de teste final envolveu um sistema para liquidação automatizada de dados de roaming dos três fornecedores para 2019.

O uso do sistema permitiu à Telefónica, Deutsche Telekom e Vodafone obter resultados anuais de liquidação “em questão de minutos” e ter informações em tempo real e de várias partes sobre discrepâncias de dados. Os provedores também foram capazes de atualizar ou alterar dados no sistema instantaneamente.

Johannes Opitz – vice-presidente de serviços de roaming comercial da Deutsche Telekom Global Carrier – explicou os benefícios do uso da solução blockchain para uma infraestrutura de telecomunicações global em evolução: 

“A liquidação do contrato de desconto em roaming é um processo complexo e caro, propenso a erros. […] Usando a solução da Clear, as operadoras agora terão a capacidade de realizar transações com um ecossistema de parceiros – uma habilidade crucial no ecossistema 5G e Edge, no qual prevemos um crescimento significativo das relações comerciais e dos modelos de negócios das operadoras.”

Os três gigantes de telecomunicações estão convidando outros provedores a se unirem à rede de usuários da solução da Clear, na esperança de que a solução automatizada de roaming proporcione um impulso às novas parcerias de negócios para dar suporte aos novos serviços necessários para tecnologias como 5G, Edge computing e Internet das coisas (IoT).

O cofundador e presidente executivo da Clear, Eran Haggiag, disse que “iniciativas de órgãos líderes do setor, como o GSMA [Sistema Global de Comunicações Móveis] e o GLF [Fórum de Líderes Globais] agora estão pressionando pela adoção do setor em vários casos de uso.” Ele observou que a solução pode garantir controle, segurança e privacidade para a liquidação de contratos entre empresas.

O CEO da Vodafone Roaming Services, Sherif Bakir, também vinculou o sistema ao futuro roteiro da infraestrutura de telecomunicações, observando que:

“Com a introdução de novas e mais complexas tecnologias como 5G e IoT, uma inovação ainda mais radical no roaming levará a digitalização para o próximo nível. A Vodafone acredita que a blockchain é a solução e seu uso estabelecerá as bases para novas inovações sustentadas. A solução da Clear é uma demonstração sólida dos benefícios da blockchain.”

Blockchain e principais empresas de telecomunicações

Notavelmente, todas as três empresas de telecomunicações fizeram incursões na implementação de blockchain antes de utilizar a tecnologia para acordos de roaming entre operadores.

A Teléfonica anunciou uma parceria com a Associação de Parques de Ciência e Tecnologia em janeiro para conceder a cerca de 8.000 empresas acesso à sua blockchain. Também já fez parceria com a Microsoft e a IBM em aplicativos de blockchain.

No outono de 2019, uma subsidiária da Deutsche Telekom lançou um ecossistema alemão de blockchain para clientes corporativos e o provedor de telecomunicações também fez parceria com a maior operadora sem fio da Coréia do Sul, a SK Telecom, no desenvolvimento de uma solução de identificação móvel baseada em blockchain.

Em março, a Vodafone anunciou que estava explorando uma plataforma de identidade digital baseada em blockchain para ajudar a verificar seus fornecedores em suas cadeias de valor.

Leia mais:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here