Núcleo de Testagem muda atendimento durante a pandemia – Agência Brasília

0
33
Núcleo de Testagem muda atendimento durante a pandemia – Agência Brasília
Núcleo de Testagem muda atendimento durante a pandemia – Agência Brasília

O Núcleo de Testagem e Aconselhamento (NTA) da Rodoviária do Plano Piloto adaptou a forma de atendimento durante a pandemia do novo coronavírus. Há mais de 20 anos, a unidade faz testes para HIV, sífilis, hepatite B e C e demais infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de prestar orientações à população.

Ao chegar, o paciente é triado do lado de fora do núcleo e tem a temperatura aferida, sendo em seguida encaminhado à sala de espera, onde grupos de no máximo cinco pessoas aguardam, em assentos alternados, respeitando o espaço de 2 metros de distância uma da outra. Os testes são feitos com um paciente por vez, e, após o resultado, a pessoa é encaminhada à consulta de aconselhamento.

Com o atendimento realizado pela equipe médica toda paramentada, só é permitida a entrada de pacientes que estejam de máscara. “O importante não é o teste somente; é a gente mostrar para esses pacientes os riscos que eles correm e mostrar que, caso precisem,  terão ajuda à disposição”, explica o chefe do NTA, Gilmar Decaria.

Estrutura de atendimento

Os testes levam aproximadamente 30 minutos para apresentar o resultado. Além dos exames rápidos, a unidade também oferece tratamento para o papilomavírus humano (HPV) e para a gonorreia, procedimentos que demandam mais tempo.

No caso do vírus HIV, o núcleo também fornece alguns tratamentos de Profilaxia Pós-Exposição (PEP), por meio da qual o paciente tem até 72 horas após a exposição ao vírus (relação sexual sem proteção) para retirá-lo do seu organismo, sem desenvolver alguma enfermidade.

Cerca de 70 pacientes são atendidos diariamente na unidade, que, em junho, registrou 629 consultas. “A gente tem um serviço de qualidade, e [as equipes] sempre foram bem solícitas com as informações, os cuidados e o acolhimento”, afirma uma paciente.

Encaminhamentos

Atualmente, o NTA também conta com uma estrutura clínica de saúde voltada à prevenção e aos tratamentos de homens – independentemente da orientação sexual –, que somam 70,4% dos atendimentos da unidade.

“O paciente chega aqui, faz os testes, é medicado – caso precise – e, se houver necessidade, pode fazer os testes mais avançados para outras ISTs”, explica Gilmar Decaria. “Também temos um serviço de assistência social, que faz trabalho para os pacientes positivos para HIV e para todos que precisem de algum auxílio.”

O NTA funciona no mezanino da Rodoviária do Plano Piloto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. Caso assim o deseje, o paciente pode fazer o aconselhamento sem se identificar.

* Com informações da Secretaria de Saúde (SES)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here