Banco Central do Brasil se reune novamente com Facebook para tratar de pagamentos no WhatsApp

0
36
Banco Central do Brasil se reune novamente com Facebook para tratar de pagamentos no WhatsApp
Banco Central do Brasil se reune novamente com Facebook para tratar de pagamentos no WhatsApp

O Banco Central do Brasil se reunirá nesta terça (14) com representantes do Facebook para tratar da possível liberação dos pagamentos no WhatsApp.

A reunião será conduzida por João Manoel Pinho de Mello, ​Diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução e Otavio Ribeiro Damaso, Diretor de Regulação.

Pelo Facebook devem integrar a reunião, Matthew Idema, Diretor de Operações do WhatsApp Global; Will Cathcart, Chefe do WhatsApp; Ricardo Augusto Nardim Fornari, Diretor de Produto do WhatsApp; Nicholas Nassim, Consultor Jurídico do WhatsApp. Pablo Bello, Diretor de Políticas Públicas para Mensageria Privada na América Latina do Facebook; Eduardo Lopes, Gestor de Políticas Públicas do Facebook Brasil  e Bruno Balduccini, Sócio Pinheiro Neto Advogados.

Pagamentos pelo WhatsApp

Embora a reunião conste na agenda oficial do BC como voltada a discussão de “assuntos institucionais” o teor da conversa será a possível liberação dos pagamentos pelo WhatsApp.

Atualmente o serviço está proibido pelo Banco Central do Brasil.

O BC alega que o Facebook precisa pedir autorização para operar no Sistema de Pagamentos do Brasil, devido a quantidade de usuários que possui e também o impacto que o serviço pode ter no sistema financeiro nacional.

Mastercard

Recentemente, a gigante mundial de cartões, Mastercard, se reuniu com o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, também para tratar da ‘volta’ dos pagamentos pelo WhatsApp.

Embora o BC não tenha divulgado detalhes sobre a reunião, segundo declarou Will Cathcart, Chefe do WhatsApp o BC está buscando um caminho para liberação dos pagamentos no aplicativo da rede social. 

“O Banco Central expressou sua intenção de encontrar um caminho com a Visa e a Mastercard para que o serviço prossiga, além de envolver outras autoridades para resolver quaisquer dúvidas pendentes”, disse

Banco Central

Atualmente, o Facebook aguarda a aprovação do Banco Central para retomar seu serviço de pagamentos no Brasil.

Havia um processo no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), envolvendo o sistema de pagamentos do Facebook e a Cielo.

O CADE havia aplicado uma multa contra a Cielo pela parceria, contudo o CADE liberou as empresas após o Facebook e a Cielo apresentarem defesa junto ao processo.

Contudo ainda falta a aprovação do Banco Central para que o serviço possa ser retomado.

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here