Alta no poder de compra de stablecoins pode prever próxima 'bull run' do Bitcoin

0
27
Alta no poder de compra de stablecoins pode prever próxima 'bull run' do Bitcoin
Alta no poder de compra de stablecoins pode prever próxima 'bull run' do Bitcoin

As stablecoins nunca tiveram mais poder de compra do que agora, isso pode ser um bom presságio para a próxima bull run.

A Glassnode acompanha o Stablecoin Supply Ratio, ou SSR, que é calculado dividindo a capitalização de mercado do Bitcoin (BTC) pela capitalização de mercado de todas as principais stablecoins. Um baixo SSR indica que as stablecoins têm mais poder de compra, o que segundo a empresa poderia ser interpretado como um sinal de alta.

SSR = Capitalização de mercado BTC / Capitalização de mercado de Stablecoin

SSR, Bitcoin price and market capitalization
SSR, Bitcoin price and market capitalization

SSR, preço do Bitcoin e capitalização de mercado. Fonte: Glassnode

Atualmente, essa proporção está logo acima de 15, o que significa que, em teoria, as stablecoins poderiam comprar aproximadamente um décimo quinto de todo o Bitcoin. Para referência, em março de 2018, esse índice era de 88. Assim, em pouco mais de dois anos, o poder de compra da stablecoin aumentou mais de seis vezes.

Alta das stablecoins e estagnação do Bitcoin

Como a proporção tem dois componentes, qual é o “culpado” por essa mudança drástica? – Olhando para o gráfico, fica muito claro que a mudança radical se deve principalmente ao crescimento de stablecoins. A capitalização de mercado do BTC na época era de US $ 195 bilhões, atualmente, é de US $ 171 bilhões, o que representa uma queda de 12%. Enquanto isso, a capitalização para stablecoins aumentou de US $ 2,2 bilhões para US $ 11 bilhões, ou um crescimento de 500%.

As stablecoins representam um veículo de conveniência para traders e investidores. Isso permite que eles estacionem seus ativos de criptografia em ativos estáveis, sem a necessidade de sacar e sair do ecossistema de criptografia. Um estudo recente constatou que as trocas que suportam pares BTC-USDT registram mais negociações de “baleia” do que aquelas que suportam pares BTC-USD.

Quebra na correlação

Embora a capitalização de mercado das stablecoins tenha aumentado rapidamente, o preço do BTC não acompanhou o ritmo. A correlação entre o preço do SSR e o Bitcoin parece ter se quebrado em torno do crash de março. Ainda não se sabe se o crescimento de stablecoins se transformará na próxima bull run. No entanto, se e quando essa corrida ocorrer, a maturidade do espaço da stablecoin deverá fornecer mecanismos mais eficientes para os players do mercado.

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here