UBS 9 de São Sebastião ganha estrutura para atender pacientes com sintomas gripais – Secretaria de Saúde do Distrito Federal

0
53
UBS 9 de São Sebastião ganha estrutura para atender pacientes com sintomas gripais – Secretaria de Saúde do Distrito Federal
UBS 9 de São Sebastião ganha estrutura para atender pacientes com sintomas gripais – Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Unidade também recebeu diversas melhorias estruturais nas áreas externas e internas

 

AGÊNCIA SAÚDE*

 

Em meio a pandemia do novo coronavírus, os serviços de saúde precisaram se adequar à nova realidade. Dentro desse contexto, a Unidade Básica de Saúde (UBS) 9 de São Sebastião alterou o fluxo de atendimento e os pacientes com sintomas gripais que chegam na UBS são atendidos em uma área coberta, ampla, ventilada e exclusiva para esse atendimento.

 

Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde

“A adequação do espaço foi possível com o Contrato de manutenção predial ativo na Região de Saúde Leste. Adequamos a UBS para atender o paciente que chega com quadro respiratório em separado do paciente com outros sintomas”, explica, a superintendente da Região de Saúde Leste, Raquel Bevilaqua.

 

Foram feitas adequações na área externa, com adequação das calçadas, facilitando o acesso à unidade para os usuários com mobilidade reduzida. A UBS recebeu pintura e adequação na farmácia para organização do serviço a fim de incluir a dispensação de psicotrópico. As obras duraram 45 dias.

 

Uma sala multiuso foi instalada ao lado da cobertura com espaço para vacinação, medicação e acolhimento.

 

Para a gerente da UBS 9, Augusta Viviane, as adequações contribuem para o trabalho do servidor e para melhor receber os pacientes, uma vez que houve um aumento significativo no fluxo de atendimento durante a pandemia.

 

“Ainda estamos em processo de estruturação desses e de outros serviços no local para melhor acolher nossos usuários nesse novo espaço”, explica.

 

ATENDIMENTOS – São Sebastião possui 17 UBSs, sendo que 13 são compostas por 25 equipes de estratégia de saúde da família. As equipes atendem aproximadamente 86 mil moradores da região.

 

Em média, a Unidade Básica de Saúde 9 faz 200 atendimentos diários em diversos serviços como: vacina, consultas agendadas, demanda espontânea, curativo, medicação, teste rápido (sífilis, hepatite, HIV, dengue e covid-19), glicemia capilar, marcação de exames, cadastramento domiciliar e individual, e orientação em saúde.

 

*Com informações da Região de Saúde Leste

EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here