Pesquisadores dizem que COMP está 'pelo o menos cinco vezes supervalorizado'

0
27
Pesquisadores dizem que COMP está 'pelo o menos cinco vezes supervalorizado'
Pesquisadores dizem que COMP está 'pelo o menos cinco vezes supervalorizado'

Diferentemente da maioria das outras criptomoedas, os tokens de governança para finanças descentralizadas, ou DeFi, se prestam às técnicas clássicas de análise fundamental. Como eles são, de várias maneiras, semelhantes ao patrimônio tradicional, eles podem se beneficiar de estruturas estabelecidas para avaliar uma empresa.

O Cointelegraph conversou com Pankaj Balani, CEO da plataforma de derivativos Delta Exchange, para aprender mais sobre o exercício de pesquisa de sua empresa na tentativa de dar um valor justo ao token do protocolo Compound.

O valor monetário da governança

Os pesquisadores inicialmente se concentraram em atribuir um valor monetário à capacidade de governar o protocolo. Eles adotaram o exemplo das bolsas de valores, onde cada empresa pode ter direitos de voto diferentes atribuídos a cada ação. “Quase sempre, as ações com direito a voto serão negociadas com um prêmio às ações sem direito a voto”, observou Balani.

De acordo com a análise deles, esse prêmio é geralmente de 2,5% a 5% e 15% no máximo. Para o COMP, os pesquisadores assumiram que 20% de seu valor está na governança, para dar conta do que eles acreditam ser uma maior liberdade na tomada de decisões.

Para estimar os 80% restantes do valor, os pesquisadores aplicaram um método clássico de avaliação usado pelos bancos:

“Você tem depositantes que doam seus ativos, e você tem mutuários que basicamente os emprestam. E depois há uma margem de juros líquida que o banco captura. ”

Ele explicou que as ações dos bancos geralmente são negociadas em múltiplos modestos do tamanho de seus livros ou quanto valor estão emprestando. Embora o Compound não seja um banco, o protocolo funciona de maneira semelhante e pode-se imaginar capturando o mesmo valor que um banco em seu lugar.

Os bancos tradicionais são avaliados em cerca de duas ou três vezes o seu valor contábil. Para o COMP, os pesquisadores multiplicaram o valor contábil cinco vezes para dar conta do crescimento futuro. Mas isso ainda resultou em um “valor justo” de US $ 40, comparado ao preço atual de US $ 173. Os pesquisadores usaram um valor contábil de US $ 400 milhões, que era igual aos ativos emprestados do protocolo no início de julho, segundo dados do DeBank.

Source: DeBank
Source: DeBank

Fonte: DeBank

A valorização é justa?

A equipe observou que o método de avaliação se apóia em algumas premissas-chave – principalmente o multiplicador do valor contábil. Mas existem algumas outras ressalvas nesta pesquisa. A equipe usou a capitalização de mercado totalmente diluída de 10 milhões de COMP, em oposição à oferta atualmente em circulação de 2,5 milhões.

Por outro lado, a fórmula que eles usaram assume que o valor do COMP está apenas na governança, embora se espere que o token em breve tenha um mecanismo para capturar o valor econômico do protocolo.

Agora, a capitalização de mercado do Compound é cerca de metade do valor total emprestado no protocolo – mas também há uma advertência muito importante.

A magnitude da produção das farms

Segundo as estatísticas da Compound, mais de US $ 800 milhões dos US $ 1 bilhão em ativos emprestados são DAI – enquanto todo o DAI existente totaliza US $ 200 milhões. Em 1º de julho, apenas 30 milhões de DAI foram emprestados. Uma história semelhante aconteceu com o USDC, onde o valor saltou de US $ 30 milhões para cerca de US $ 180 milhões praticamente da noite para o dia.

Como Balani observou:

“Muitos [ativos] existem para cultivar o rendimento no Compound, que é dado em termos de COMP. […] E quando o preço começar a se normalizar, é possível que uma grande parte desse livro comece a se descontrair. ”

Os saltos repentinos para DAI e USDC podem ser usados ​​para estimar quanto do livro da Compound é uso legítimo e quanto é devido à mineração de liquidez. Esses fundos fluem quase inteiramente para o ativo da farm mais lucrativa – como evidenciado pelos empréstimos do BAT, passando de quase US $ 300 milhões para pouco mais de US $ 1 milhão quando o DAI se tornou o novo sabor.

A diferença no antes e depois para USDC e DAI é de US $ 881 milhões, que foram adicionados por mineradoras de liquidez agressivas.

Assim, o verdadeiro valor contábil da Compound não pode ser superior a US $ 119 milhões, parte dos quais provavelmente ainda consiste em “farms produtivas” menos agressivas.

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here