Bem Envelhecer – Exibir Gospel

0
33
Bem Envelhecer – Exibir Gospel
Bem Envelhecer – Exibir Gospel

Leandro Tarrataca*

“No dia em que completei 27 anos, tive que sair do trabalho mais cedo porque não conseguia parar de chorar por envelhecer.” – Esse foi o comentário de uma jovem que sofre do distúrbio conhecido como gerascofobia, literalmente medo de envelhecer.

 Especialistas de saúde mental consideram alarmante um estudo de 2017 que apontou 30% das mulheres com menos de 35 anos usando regularmente produtos anti-rugas.

 Esse medo não é apenas por conta das inevitáveis mudanças físicas, mas a ansiedade por conta das indesejáveis mudanças, pessoas queridas vão partir, pais, amigos e relacionamentos serão apenas uma lembrança. Talvez a pergunta inquietante seja: Valeu a pena?

 Bem, se desejamos que a jornada de envelhentar nos traga qualquer significado precisamos entender o propósito da jornada.

 A jornada não se trata de colecionar rugas e cabelos brancos, tão pouco acumular bens, títulos e prestígio efêmero, mas amadurecer! Se envelhecer é a nossa inevitável jornada, amadurecer é uma escolha libertadora e de profunda realização. O que é amadurecer?

 Ter caráter, honrar compromissos por longo termo, não se abater com críticas ou enfatuar-se com elogios, ser humilde, sábio e grato. A melhor definição de maturidade? Ser como Cristo! Encontramos essa pérola na carta de Paulo aos Colossenses:

 “12Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus.” (Cl 4:12)

 Saltam aos olhos nessa descrição da prece de Epafras dois pontos: “maduras” e “vontade de Deus”. 

É a vontade de Deus nossa maturidade, não podemos nos dar ao luxo do desperdício do recurso não renovável, o tempo. Decida hoje não apenas envelhecer, mas amadurecer, pois quem amadurece sabe que a jornada valeu a pena. 

*Leandro Tarrataca é pastor, mestre e doutor em Teologia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here